5 exames de imagem mais realizados

Início/Exames/5 exames de imagem mais realizados

5 exames de imagem mais realizados

É fato que os exames de imagem são importantes para ajudar no diagnóstico e acompanhar a evolução de tratamentos, independente da especialidade médica. E com o avanço da medicina e da tecnologia, muitos equipamentos se atualizam e surgem para melhorar a resolução de imagens, ajudando cada vez mais o corpo clínico a oferecer tratamentos mais direcionados para cada paciente.

Mas você sabe quais são os exames de imagem mais realizados atualmente? Listamos os principais neste artigo. Confira!

1: Raio-x

Certamente você já deve ter feito um raio-x na sua vida. O exame é muito utilizado por inúmeras áreas médicas para diagnosticar e avaliar estruturas ósseas, tórax (que permite uma boa visualização de pulmões), além do abdome, principalmente no aparelho gastrointestinal.

2: Tomografia computadorizada

Com esse exame de imagem, é possível capturar imagens do interior do corpo, tendo como principal vantagem sua alta qualidade das imagens. A máquina emite raios ionizantes, que faz imagens transversais do corpo. 

O procedimento é solicitado para diversas finalidades – como diagnosticar distúrbio musculares, identificar doenças cardíacas, detectar ferimentos internos, entre outros – e pode ser realizado em pessoas de todas as idades. 

3: Ressonância magnética

Muito semelhante à tomografia computadorizada, a ressonância magnética não utiliza radiação, mas sim campos magnéticos para fazer a captura de imagens – o que permite que gestantes também possam realizar este exame de imagem. A ressonância magnética funciona bem para captar tecidos moles, como órgãos e tendões.

4: Ultrassonografia

O ultrassom é fundamental em todas as etapas da vida, e é um importante exame de imagem para ajudar no diagnóstico de diversas doenças. O aparelho é capaz de capturar imagens internas do corpo, de forma não invasiva, com o uso de ondas sonoras de alta frequência. 

5: Ultrassonografia Doppler 

Quando o médico solicita uma ultrassonografia com doppler, seu objetivo é fazer a avaliação do fluxo sanguíneo dentro dos vasos. Esse exame também é conhecido como eco-doppler colorido ou ecografia com doppler. 

Dentre as indicações para fazer este tipo de exame estão as avaliações de trombose, aneurismas ou varizes, por exemplo, sendo também muito utilizado durante a gravidez, para averiguar se o fluxo sanguíneo da mãe para o feto ocorre de forma adequada, conhecido como doppler fetal.

Nesses tipos de exames é possível encontrar subcategorias, que ajudam a focar na região que precisa ser examinada. Com isso, é possível realizar ultrassonografias de abdome, tomografia computadorizada de crânio, ressonância magnética para avaliação de fraqueza do assoalho pélvico, entre outros. 

Um ponto importante antes de realizar seus exames é checar se aquele determinado procedimento necessita de algum preparo especial, como jejum ou ingestão de água. Siga todas as recomendações para a realização de um exame tranquilo.

E para que seus exames sejam realizados corretamente e com a emissão de um laudo completo, confie na Tesla Imagem, o centro de diagnóstico por imagem que é referência em Brasília. Estamos localizados em uma região privilegiada, com salas que oferecem conforto e privacidade durante seus exames. E o melhor – o agendamento pode ser feito online. Reserve seu horário agora mesmo!

Por |2019-11-29T22:51:04+00:0027 de novembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário