Quais problemas podem ser diagnosticados através da ecografia?

Início/Exames/Quais problemas podem ser diagnosticados através da ecografia?

Quais problemas podem ser diagnosticados através da ecografia?

A ecografia, mais conhecida como ultrassonografia, é um exame que utiliza ondas ultrassônicas de alta frequência para gerar imagens em tempo real das estruturas internas do organismo.

Por ser um exame totalmente seguro, pode ser executado por adultos e crianças. É um exame rápido e de baixo custo, que não necessita de proteção específica, garantindo mais agilidade no tratamento e cura de doenças.

Com o ecógrafo, o aparelho que emite os ultrassons, é possível obter imagens detalhadas de diversos órgãos, dependendo da frequência das ondas emitidas. 

Confira alguns problemas mais comuns identificados pela ecografia.

Pedra na Vesícula 

A litíase vesicular (“pedra na vesícula”) ou dilatação das vias biliares, é um problema causado pelo acúmulo de substâncias durante a produção da bile, que formam pequenas pedras na vesícula, causando desequilíbrio no órgão.

Como nem sempre é uma doença fácil de ser identificada, já que pode ou não apresentar sintomas, é muitas vezes necessário o exame de imagem a partir da ecografia para obter o diagnóstico correto. Com esse exame é possível disponibilizar o tratamento correto com maior rapidez, evitando que o paciente sofra alguma complicação mais séria.

Nódulo de Tireóide

A formação de um caroço sólido ou líquido na tireóide, glândula em forma de borboleta localizada na parte central do pescoço, pode causar uma série de problemas. Mesmo sendo benigno, o nódulo na tireóide pode causar dor na região, problemas respiratórios ou dificuldades para engolir, além da estética, já que a região fica mais inchada.

Para que o diagnóstico seja preciso, é utilizado a ultrassonografia para identificar o tipo do nódulo (sólido ou líquido) e sua dimensão, além de exames laboratoriais para identificar se o nódulo é maligno ou benigno.

Pedra nos Rins

Também conhecida como cálculo renal, a pedra no rim é a formação sólida de minerais e sais acumulados na urina. Os sintomas mais comuns são dores abdominais intensas, náusea,vômito, necessidade persistente de urinar, entre outros.

A ecografia renal consegue identificar com maior precisão a quantidade de pedras, suas dimensões e a região em que está localizada no momento, proporcionando um tratamento mais adequado para a situação do paciente.

Doenças Hepáticas

A doença hepática é uma condição na qual o fígado é afetado por diversos fatores, desde a reação à medicamentos, o abuso de bebida alcoólica, até fatores genéticos. Os sintomas mais comuns são fadiga, pele e olhos amarelados, perda de apetite, confusão mental, entre outros.

A identificação de alterações no fígado é feita a partir de exames de sangue. Com o auxílio da ecografia abdominal é possível identificar infiltração de gordura, mais conhecida como esteatose, e a presença de nódulos.

Tendinite

Causada pela inflamação de tendões que unem o músculo ao osso, a tendinite pode apresentar como sintoma principal dores e inchaço nas articulações (joelhos, cotovelo, ombros e punhos). As causas para que essa inflamação podem ser desde movimentos repetitivos, sobrecarga do tendão, má postura até doenças autoimunes.

A ecografia articular auxilia na identificação de alterações nos ligamentos, tendões e cartilagens, possibilitando um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficiente para o paciente. Além da ecografia, o médico poderá solicitar outros exames para maior precisão do problema.

Os exames de imagem a partir da ecografia permitem a identificação de diversos problemas de uma forma não invasiva, rápida e de baixo custo. 

Acesse o site da Tesla Imagem e agende online sua ecografia!

 

Por |2020-03-16T17:43:45+00:0011 de março de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário