Exames de imagem ajudam a detectar câncer

Início/Exames/Exames de imagem ajudam a detectar câncer

Exames de imagem ajudam a detectar câncer

Uma das doenças mais temidas é o câncer. Este mal pode acometer pessoas de qualquer idade e se não diagnosticado precocemente, pode levar à morte. No entanto, a melhor forma de tratamento ainda é a prevenção – e os exames de imagem são grandes aliados da medicina.

Com eles, o médico consegue confirmar o diagnóstico e entender o tamanho do tumor, sua localização e outras informações importantes para seguir com o tratamento adequado. Sua capacidade de trazer resultados confiáveis fez com que os exames de imagem se tornassem conhecidos como importantes colaboradores na detecção precoce de diversos tipos de câncer, como o de próstata, o de mama e o de pâncreas.

Como o exame de imagem ajuda na detecção precoce do câncer

Com o avanço da tecnologia, os exames de imagem são capazes de detectar pequenas massas cancerosas e escondidas, ampliando as chances de tratamento, principalmente em cânceres agressivos, como o de próstata e pâncreas, por exemplo.

Os exames de imagem se tornaram parte do calendário do check-up de pacientes com maior probabilidade de desenvolver câncer. Um exemplo disso é a tomografia anual de câncer de pulmão – indicada quando o paciente é fumante e acima dos 55 anos.

Tipos de exame de imagem que ajudam a detectar o câncer

Este exame não libera radiação e pode ser feito até mesmo por gestantes. Com ele, é possível detectar tumores em órgãos como o fígado, pâncreas, baço, tireóide, útero, entre outros.

  • Radiografia

O famoso raio-x também pode ser uma forma de detectar o câncer. Afinal, este exame de imagem ajuda a identificar alterações nos ossos, pulmão e coluna, por exemplo.

Sua capacidade de capturar imagens internas com qualidade também o coloca na lista dos exames que ajudam a detectar câncer. Ele é solicitado, principalmente, quando há suspeitas de tumores no fígado, mama, pâncreas, baço, rins e supra-renais. É um exame sem radiação ionizante, pois usa o campo magnético para a captura das imagens.

Quando há alterações exames, a tomografia é solicitada para confirmar o diagnóstico em regiões como o pulmão, fígado, articulações, faringe, cabeça, entre outros. É um exame de funcionamento semelhante ao raio-x, mas com mais qualidade na captura das imagens.

Se você está em busca de um laboratório de confiança para a realização dos seus exames, conte com a Tesla Imagem. Aqui, o atendimento é humanizado e o seu médico tem contato direto com os nossos especialistas. Assim, o laudo é produzido com mais eficiência – perfeito para orientar o especialista para o melhor tratamento para o seu caso. Agende seu horário agora mesmo!

Por |2019-05-02T11:56:48+00:008 de maio de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário