O que é ovário policístico e como pode ser diagnosticado?

Início/Doença/O que é ovário policístico e como pode ser diagnosticado?

O que é ovário policístico e como pode ser diagnosticado?

O ovário policístico é uma doença muito comum que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. Seu rápido diagnóstico pode evitar que a paciente tenha problemas mais graves e sinta dores muito fortes.

O que é ovário policístico?

O ovário policístico é considerado um distúrbio hormonal que causa o aumento dos ovários e o nascimento de pequenos cistos em volta deles, na parte externa. Ainda não se sabe exatamente os motivos para que uma mulher tenha esta condição, sendo necessária a imediata visita a um ginecologista uma vez detectados os sintomas.

Sintomas de ovário policístico

Os sintomas de ovário policístico podem não ser facilmente perceptíveis, pois envolvem o período menstrual de cada mulher. Um dos sintomas do ovário policístico é o atraso da menstruação, que por sua vez pode acontecer por diversos fatores como problemas emocionais, ansiedade e problemas alimentares. Muitas mulheres não fazem um acompanhamento correto do seu período menstrual, o que dificulta também a percepção.

O atraso da menstruação não é o único sinal. A mulher pode ficar meses sem uma menstruação normal e quando tiver, pode ter fluxo completamente diferente da maneira usual.

Outro sintoma muito comum é o excesso de acne no rosto e outras partes do corpo. Espinhas são comuns, principalmente no período pré-menstrual, porém mulheres com ovário policístico possuem uma quantidade maior de acne em todo corpo.

O excesso de peso também é um fator determinante para o diagnóstico, além de ser o grande inimigo de quem tem essa doença.

Algumas outras características são o excesso de pêlos em várias partes do corpo, depressão e infertilidade. O excesso de pêlos é um dos sintomas que mais incomoda as mulheres. Acontece em consequência da maior produção de testosterona pelos ovários.

Diagnóstico de ovário policístico

Ao fazer uma consulta com uma ginecologista, é comum se deparar com perguntas como:

  • Quando começou a notar os sintomas?
  • Quando aconteceu a última menstruação?
  • Existe histórico familiar de problemas no ovário como endometriose, câncer ou até mesmo ovário policístico?
  • Houve aumento de peso repentino e/ou dificuldade para emagrecer?
  • Mudanças de humor foram percebidas?
  • Aumento de acne no rosto e no corpo?
  • Aumento de oleosidade na pele em geral?
  • Percebeu o crescimento excessivo de pelos em várias partes do corpo?
  • Sente-se triste, depressiva ou sem vontade de fazer as atividades diárias?
  • Sente cólicas muito fortes, tem a sensação de ter uma tensão pré-menstrual fora do comum, com alterações de humor e sentimentos?

Após essas perguntas e exame de tato, alguns médicos já conseguem identificar a doença apenas apalpando os ovários. Pacientes com a doença possuem um aumento de mais de 5cm em cada ovário.

Para um diagnóstico completo e decisivo, o ginecologista pedirá um ultrassom da região pélvica. A paciente deverá tomar alguns copos de água e deixar a bexiga cheia, facilitando a visualização dos órgãos. O ultrassom pélvico é feito com a utilização de um gel sobre a barriga da paciente. O exame é indolor e costuma durar até 15 minutos.

Tratamento para ovário policístico

O tratamento mais indicado para ovário policístico é o uso de anticoncepcional. É importante lembrar que é o ginecologista deverá indicar o anticoncepcional ideal para cada grau da doença, bem como a forma correta de utilização. O anticoncepcional é usado para controlar os períodos menstruais.

Também é indicado que a paciente diagnosticada faça um acompanhamento com um nutricionista, pois como mencionamos anteriormente, geralmente há ganho de peso nesta condição.

Para evitar as dores de cólica menstrual e ajudar na perda de peso, exercícios físicos regulares são recomendados.

Sobre a Clínica Tesla Imagem

A Tesla Imagem é uma clínica de exames de imagem que atua em Brasília. Possuímos diversos profissionais qualificados e treinados para dar o melhor atendimento às nossas pacientes.

Conte com a Clínica Tesla Imagem para fazer o exame de ultrassom. Marque seu exame online!

Por |2018-10-01T17:32:06+00:0019 de setembro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário