Problema na coluna? Conheça os exames de imagem que ajudam no tratamento

Início/Exames/Problema na coluna? Conheça os exames de imagem que ajudam no tratamento

Problema na coluna? Conheça os exames de imagem que ajudam no tratamento

Pessoas com muitas dores na coluna geralmente são encaminhados para exames de imagem. Independente do tipo de exame solicitado, eles são fundamentais para auxiliar no diagnóstico preciso e até mesmo no acompanhamento de um tratamento. 

Com os exames de imagem, é possível identificar protrusões, “bicos de papagaio”, alterações da altura do disco intervertebral ou fissuras, espondilolistese e outras problemas que seriam a causa das dores daquele paciente. Em muitos casos, essa detecção no exame de imagem pode antecipar o tratamento, evitando inclusive possíveis cirurgias. 

Quando um exame de imagem é necessário?

Dados do INSS mostram que a dor nas costas está entre os principais causas de invalidez no Brasil. Ao sinal de uma dor constante, busque um médico. 

Quando há a suspeita de uma condição séria como causa da dor, como tumores, fraturas e outras doenças, exames de imagem são utilizados no auxílio da identificação da causa. Os exames também podem ser solicitados quando uma crise inicial de dor não obteve melhorias num período de 4 semanas após seu início.

Tipos de exame para identificar problemas na coluna

Ressonância magnética

A área de ortopedia se beneficia bastante deste tipo de exame, pois ele possui um alto nível de eficiência na identificação de problemas na coluna, seja em partes ósseas ou não ósseas. 

Por meio deste exame, é possível identificar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. 

Tomografia computadorizada

Em alguns casos, a tomografia também pode ser indicada. Este exame é capaz de identificar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artroses e compressão da medula. 

Outra indicação da tomografia é quando o paciente não está qualificado para realizar uma ressonância magnética, por ter pinos na coluna ou parafusos metálicos.

Exames de imagem na coluna são perigosos?

O paciente não precisa se preocupar, pois tanto a ressonância magnética como a tomografia computadorizada não trazem riscos ao paciente. No entanto, o paciente deve seguir o preparo e todas as orientações para que o exame de imagem seja realizado de forma eficaz. Em ambos, o paciente é liberado para suas atividades normais logo após a realização do exame. 

Lembre-se que para que o seu tratamento seja prescrito corretamente, o exame de imagem deve vir acompanhado de um laudo de confiança, assinado pelo técnico. Por isso, é fundamental escolher uma clínica com credibilidade. 

Na Tesla Imagem, você conta com equipamentos de última geração e um corpo técnico altamente capacitado, oferecendo conforto e segurança ao paciente. 

Agende um horário conosco!

 

Por |2020-08-02T14:45:20+00:0022 de julho de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário