Ressonância Magnética em Bebês e Crianças: Como é realizado o exame?

Início/Exames/Ressonância Magnética em Bebês e Crianças: Como é realizado o exame?

Ressonância Magnética em Bebês e Crianças: Como é realizado o exame?

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe e é muito indicado para fazer uma análise dos órgãos e diversos tecidos do corpo.

Ele também é o exame preferido pelos pediatras, quando há a necessidade de fazer exames de imagem em bebês ou crianças. Os médicos dão preferência para esse exame, pois ele não utiliza radiação ionizante, que pode ser mais prejudicial em bebês e crianças.

Por que é preciso fazer a sedação para Ressonância Magnética?

Todos os exames de imagem possuem uma peculiaridade: O paciente deverá permanecer imóvel durante toda a realização do exame. Para que as imagens fiquem nítidas e não sofram alterações, o paciente será posicionado em uma maca e deverá permanecer ali enquanto o exame for realizado.

Esse é um problema para bebês e crianças, pois elas não têm o entendimento necessário para saber que devem permanecer imóveis por alguns minutos. É por isso que ao fazer uma ressonância em bebês e crianças, existe a necessidade de sedação.

Preparação para sedação para Ressonância Magnética

A anestesia aplicada em crianças e bebês para Ressonância Magnética é totalmente segura e é feita por enfermeiro especializado. Ela é indicada para crianças de até 4 anos de idade.

A sedação pode ser feita de três formas: por via oral, inalatória ou aplicação venosa. Antes de iniciar o exame de ressonância magnética em bebês ou crianças, é necessário fazer alguns preparativos. A preparação para sedação da ressonância magnética é feita a partir do dia anterior ao exame. Elas são:

  • O bebê deve dormir duas horas a menos na noite anterior;
  • 6 horas antes do exame: o bebê não poderá consumir nenhum alimento, somente  leite materno, chá, água ou soro;
  • 4 horas antes do exame: os pais poderão oferecer chá, água e soro para a criança;
  • 2 horas antes do exame: o bebê deverá permanecer em jejum absoluto.

Para a realização do exame, o bebê deverá utilizar roupas confortáveis e que não possuem fechos ou outros objetos metálicos. O sedativo será aplicado em alguns minutos antes do início do exame. Em seguida, o bebê será posicionado na maca e o exame de ressonância começará. Os pais poderão acompanhar o processo na mesma sala que a criança.

Após a realização do exame, a criança poderá permanecer adormecida por pelo menos duas horas. A criança receberá alta caso esteja completamente acordada.

A criança poderá retornar às suas atividades normais dois dias após a realização do exame, quando os efeitos da sedação tiveram passado totalmente. A criança deve consumir muitos líquidos no período.

Conheça a Clínica Tesla Imagem

A Clínica Tesla Imagem realiza exames como a Ressonância Magnética em crianças e bebês por meio da anestesia venosa. Contamos com profissionais extremamente qualificados e treinados para dar o melhor atendimento aos nossos pacientes.

Entre em contato conosco e agende sua ressonância magnética!

Por |2018-10-01T17:42:05+00:0026 de setembro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário