Tipos de exames de imagem para crianças

Início/Exames/Tipos de exames de imagem para crianças

Tipos de exames de imagem para crianças

A saúde infantil é um tema muito importante. Afinal, essa é a fase inicial da vida e eles merecem todo o cuidado necessário para um acompanhamento eficaz da saúde. Para tanto, a pediatria solicita exames de imagem, com os quais o médico é capaz de conferir o real estado da criança, podendo identificar a presença de tumores, infecções e outros problemas.

Raio-X

A famosa radiografia tem grande importância no tratamento de crianças, mas ainda causa preocupação entre os pais. Isso porque o exame utiliza radiação para reproduzir o interior do corpo.

No entanto, quando o raio-x é solicitado para crianças, a dose de radiação – que já é baixa – é ainda menor, justamente para protegê-las. É um exame muito rápido e não causa dor. Outro ponto importante é que apenas a área a ser examinada é exposta, sendo que o resto do corpo é protegido com um avental de chumbo revestido.

Tomografia computadorizada

Este exame é uma espécie de raio-x mais elaborado – que permite uma resolução melhor do interior do corpo. Além disso, a agilidade é ainda maior – embora o nível de radiação seja maior que uma radiografia. No entanto, os pais não precisam se preocupar, pois a quantidade é segura e não causa males à criança.

Quando o contraste é aplicado por via venosa, a criança sentirá a pequena picada e pode sentir um desconforto. Em alguns casos, o contraste pode ser ingerido via oral.

Ressonância Magnética

É um procedimento totalmente seguro, pois não emite radiação. Neste exame, é possível ter uma visualização mais detalhada dos órgãos internos. No entanto, por necessitar da criança totalmente imóvel, pode haver a necessidade da realização com sedação.

Em casos que a criança consegue ficar acordada, é possível colocar música nos fones de ouvido, que por sua vez são colocados por conta do barulho da máquina.

Ultrassonografia

Exame totalmente seguro e muito eficaz na análise e diagnóstico de doenças. O ultrassom é totalmente seguro e indolor, e pode ser realizado por todo o corpo. Em alguns casos, a criança pode precisar fazer jejum ou ingerir bastante água antes do exame.

Para capturar as imagens, um gel é aplicado sobre a pele, para que o captador possa transmitir as imagens. Esse aparelho gera ondas sonoras, que não podem ser ouvidas, geram as imagens do local a ser analisado.

É importante que os pais sigam as recomendações de preparo do exame, quando houver. Assim, o procedimento pode ser realizado de forma mais rápida e tranquila nas crianças.

Aqui na Tesla Imagem, temos uma preocupação especial com as crianças – e por isso oferecemos um atendimento especial a elas. Tudo para que essa experiência necessária seja tranquila e mais confortável possível.

Agende os exames de toda a família em um único local – conte com a expertise da Tesla Imagem!

 

Por |2019-06-13T11:02:19+00:0012 de junho de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário