Ultrassonografia com doppler: veja como funciona

Início/Exames/Ultrassonografia com doppler: veja como funciona

Ultrassonografia com doppler: veja como funciona

A ultrassonografia com doppler é um importante exame de imagem, que auxilia o médico a avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue. Também conhecido como eco-doppler colorido, o exame é solicitado em caso de suspeita de estreitamento, dilatação ou oclusão de alguma veia.

Além disso, o ultrassom com doppler também é muito solicitado para avaliar tromboses, aneurismas ou varizes, também durante a gravidez. Com ele, é possível identificar se o fluxo sanguíneo da mãe para o feto está ocorrendo adequadamente. Nesse caso, o exame é conhecido como doppler fetal.

Confira agora como funciona a ultrassonografia com doppler, bem como seus principais tipos, indicações e como é o seu preparo.

Como funciona o ultrassom com doppler?

Este importante exame é feito por meio de um aparelho que emite ondas sonoras, e ao atingir um tecido, retornam com um eco, sendo possível desta forma reproduzir imagens internas do corpo. O doppler complementa o exame com a visualização do fluxo de sangue do local.

Indicações

Existem algumas condições que fazem com que o médico opte pela solicitação da ultrassonografia com doppler. São elas:

  • Estudo do funcionamento do fluxo sanguíneo de veias e artérias;
  • Detecção de tromboses venosas ou arteriais;
  • Diagnóstico e avaliação de varizes;
  • Avaliação do fluxo sanguíneo da mãe para o feto, através da placenta;
  • Identificação de aneurismas ou dilatação de vaso sanguíneo;
  • Identificação de estreitamentos ou oclusões de veias e artérias.

É um exame rápido e indolor e totalmente seguro, também realizado em gestantes. Para sua realização, basta o paciente deitar-se na maca para que o médico possa realizar o exame.

A indicação geral é de jejum de 10 horas e uso de remédio para gases, a depender da região onde é preciso a visualização.

Tipos de ultrassonografia com doppler

Por auxiliar na visualização de diversas partes do corpo, há diversos tipos de ultrassonografia com doppler:

Pernas: o doppler de membros inferiores é solicitado para identificar varizes, trombose, entre outros.

Tireoide: solicitado para avaliar as características dos vasos sanguíneos da tireoide.

Carótidas: solicitado pelo médico quando há a suspeita de AVC, além de ser um exame de acompanhamento de pessoas que sofreram este mal.

Artérias renais: geralmente indicado pelo nefrologista, busca identificar estreitamentos e oclusões de vasos dessa região, causados por hipertensão arterial de difícil controle.

Aorta: exame para identificar a presença de dilatações ou até mesmo um aneurisma na aorta, geralmente uma suspeita em pessoas com sopro abdominal.

Obstétrica: avalia o fluxo de sangue no cordão umbilical e na placenta, a fim de avaliar as condições de saúde do feto e programar as melhores formas e momento do parto.

Todos eles podem ser realizados aqui na Tesla Imagem. Aqui, o atendimento é direcionado a todas as idades – realizado com privacidade e conforto.

O laboratório está localizado na melhor região de Brasília. Agende já o seu horário!

 

Por |2019-04-11T20:08:00+00:0010 de abril de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário