Urotomografia: como funciona?

Início/Exames/Urotomografia: como funciona?

Urotomografia: como funciona?

A Urotomografia é uma Tomografia Computadorizada realizada especificamente para a avaliação e investigação de doenças de todo o trato urinário, incluindo todas as suas estruturas, como os rins, a bexiga, e os ureteres.

O exame funciona basicamente como qualquer outra tomografia computadorizada, através da geração de diversas imagens que juntas formam uma figura de diversas estruturas do corpo, incluindo tecidos moles como os dos órgãos.

Dentre as indicações específicas para a realização da urotomografia estão:

  • Presença de sangue na urina, condição conhecida como hematúria;
  • Suspeita de pedras nos rins;
  • Suspeita de câncer no sistema urinário, ou acompanhamento e estadiamento de câncer diagnosticado;
  • Entre outras.

Pedra na vesícula biliar, alças intestinais, útero, ovários e próstata não são bem avaliados neste exame.

Como é o procedimento da urotomografia?

A urotomografia funciona como qualquer outra tomografia, portanto um jejum de pelo menos 4 horas deve ser respeitado. Neste exame, o contraste é essencial e indispensável.

Desta forma, o procedimento se inicia com a aplicação de contraste na veia do paciente. Esse contraste viaja até o trato urinário, e o médico que está realizando o exame é o responsável por tirar diversos raio-x, em diferentes cortes, que depois são unidos e formam uma imagem da estrutura.

O paciente é posicionado em uma maca, que é inserida dentro da máquina, uma espécie de tubo com detectores. O paciente deve permanecer completamente imóvel. As imagens captadas são enviadas a um computador, que as analisa e cria as figuras das estruturas corporais.

O médico responsável pelo exame geralmente fica em outra sala, mas é capaz de se comunicar com o paciente durante todo o exame, e pode inclusive interromper a tomografia caso o paciente sinta qualquer desconforto.

Por |2018-09-24T12:01:43+00:0025 de julho de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário