Ressonância Magnética

Início/Exames realizados/Ressonância Magnética
Ressonância Magnética2018-08-22T01:48:33+00:00

Ressonância Magnética

  • ressonancia-magnetica-angio-900-900
  • ressonancia-magnetica-angio-venosa-900-900
  • ressonancia-magnetica-coluna-900-900
  • ressonancia-magnetica-cranio-900-900
  • ressonancia-magnetica-joelho-900-900
  • ressonancia-magnetica-mama-900-900
  • ressonancia-magnetica-perfusao-asl-900-900
  • ressonancia-magnetica-prostata

O que é?

Exame que utiliza o campo magnético para gerar imagens. Não tem radiação ionizante.

O que é avaliado?

É um exame complexo que pode ser realizado de maneiras diferentes para a mesma região, dependendo da suspeita e da indicação do médico. Com as técnicas mais avançadas, podemos avaliar a vascularização dos tecidos, os seus componentes moleculares, a quantidade de células, direção da movimentação dos liquidos e tecidos, quantidade de gordura e ferro depositado, inflamação, falta de oxigênio, velocidade de fluxo, etc…

Quais são as técnicas avançadas de Ressonância Magnética?

  • Difusão: estuda o movimento das moléculas de água nos tecidos. Desta maneira, conseguimos detectar derrame (AVC) minutos após acontecer, detectar com mais precisão metástases, abscessos e tumores.
  • Perfusão: com múltiplas séries de imagens adquiridas após a injeção do contraste, conseguimos avaliar como é a vascularização do tecido, especialmente útil nos tumores.
  • Arterial Spin Label (ASL): técnica de avaliação quantitativa da perfusão sanguínea nos tecidos sem a utilização de contraste, com aplicações em Eplepsia, Demências, Alterações Cognitivas, Tumores, Má-formações vasculares, Infecções e Doença Cerebrovascular.
  • Espectroscopia de Prótons: avaliação dos componentes vasculares de um tecido, conseguindo avaliar moléculas comuns em tumores (colina) na próstata e cérebro, bem como quantificar a concentração de gordura no fígado.
  • DIXON: sequência capaz de suprimir água e gordura dos tecidos, assim como quantificar a concentração de gordura e de ferro no fígado.
  • Tractografia: a partir da movimentação das moléculas da água (difusão), podemos mostrar a posição, anatomia e integridade das fibras neuronais no cérebro e na medula.

Qual a importância do contraste?

O uso do contraste pode ser muito importante em alguns estudos. Entretanto, como a Ressonância Magnética tem a capacidade de fazer estudos complexos de várias maneiras, em algumas situações o uso do contraste pode ser evitado sem prejuízos para o diagnóstico. O contraste da RM é o gadolíneo, não contém iodo, é bastante seguro, não agride os rins e não tem nenhuma relação com o contraste da Tomografia Computadorizada.

O que não é bem avaliado pela Ressonância?

A grande limitação da RM é para a avaliação das estruturas que contém ar, como os pulmões e intestino, e metais, como em próteses ortopédicas, stents e molas que contém metal, alguns tipos de marcapasso.

Quem não pode realizar Ressonância Magnética?

Pacientes com marcapassos antigos e alguns tipos de stents. Entretanto, esses dispositivos mais modernos permitem a realização de RM, porém essa informação deve ser consultada com o fabricante. Geralmente os pacientes que tem esses marcapassos e stents ganham um relatório onde diz que são compatíveis com Ressonância. Existem dois tipos de categorias: MRI Safe – que podem entrar no aparelho de RM porém pode atrapalhas a qualidade das imagens; e MRI Compatible – que pode entrar no aparelho de RM e não altera a qualidade da imagem. Consulte o seu médico sobre qual é o seu tipo de marcapasso ou stent antes de realizar o exame.

Mulher grávida pode realizar Ressonância Magnética?

Sim. Geralmente evitamos realizar o exame nos 3 primeiros meses. Entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente, pesando os riscos e benefícios. Também evitamos ao máximo a injeção do contraste em mulheres grávidas.

Mulher que está amamentando pode realizar a RM e usar o contraste?

Sim. Não há qualquer contra-indicação. A quantidade de contraste que passa para o leite e que é absrovida pelo bebê é desprezível, sem riscos. Não é preciso alterar a frequência da amamentação nem estocar o leite.

O que é necessário para o exame?

  • Se for com contraste, 4 horas de jejum.
  • Se for sem contraste, não é necessário nenhum preparo.

Demais recomendações

Agende seu exame através de e-mail ou telefone na Tesla Imagem. Chegue ao local do exame com no mínimo 30 minutos de antecedência, munido do pedido médico e carteira do convênio médico. Leve seus exames de imagem antigos e apresente-os na clínica.

Não utilize maquiagem, desodorante, gel ou creme para cabelo no dia do exame, pois eles podem alterar ou dificultar os resultados.

Adornos como brincos, piercings, pulseiras, colares e todas outras peças de metal devem ser retirados antes de entrar para o Exame de Ressonância.

Marque seu Exame

A Tesla Imagem está sempre pronta para atendê-lo.

Digite o código no campo abaixo: captcha