Tomografia Computadorizada

Início/Exames realizados/Tomografia Computadorizada
Tomografia Computadorizada2018-06-11T17:28:55+00:00

Tomografia Computadorizada Multislice

  • clinica-de-imagem-tesla-tomografia-900-600-1
  • clinica-de-imagem-tesla-tomografia-900-600-3
  • clinica-de-imagem-tesla-tomografia-900-600-4
  • clinica-de-imagem-tesla-tomografia-900-600-2

Como Funciona?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um aparelho que utiliza raios-X emitidos continuamente por um tubo que gira enquanto mesa desliza, gerando imagens “em fatia” da área estudada. As “fatias” são processadas por um moderno computador que geram as imagens que serão analisadas pelo médico radiologista. Essas imagens, que também são representações de “fatias” do paciente, tem aproximadamente 1 mm de espessura. Desta maneira, dependendo da área estudada e do número de fases, facilmente um exame de TC de abdome total com contraste gera mais de 800 imagens que serão analisadas. A tecnologia Multislice ou Multidetectores permite a aquisição de várias “fatias” por giro do tubo, tornando o exame mais rápido e diminuindo a dose de radiação emitida.

Pontos importantes antes do exame

Por vezes, dependendo da indicação do exame, será necessário administrar uma medicação na veia conhecida como contraste iodado. O contraste tem como objetivo marcar estruturas vasculares e fornecer informações de como o sangue chega aos diferentes órgãos ou lesões. É importante ressaltar que para algumas situações ou suspeitas clínicas o uso do contraste é obrigatório e a realização da TC sem o contraste pode ser inconclusiva e não fornecer as informações necessárias. Também dependendo de cada situação, após a análise do motivo do exame, o médico radiologista irá optar por um protocolo, que é planejado individualmente para cada paciente, com o número de fases que serão realizadas. As fases são as “varreduras” que geram as imagens e que podem ser adquiridas em tempos diferentes. Por exemplo, para estudar a aorta e seus ramos arteriais a “varredura” ocorre cerca de 20 segundo após injetar o contraste. Já para estudar nódulo no fígado, podem ser realizadas várias “varreduras” com tempos diferentes para avaliar como o sangue (ou o contraste) chega no nódulo por artéria, por veia porta e como as veias hepáticas levam o sangue de volta para a circulação. Esse “comportamento” do nódulo nas diferentes fases é importante para que possamos dar a ele um nome e definir a conduta. Para saber mais sobre o contraste iodado, visite nosso link dedicado sobre o assunto.

Na Tesla, além de contarmos com Tomógrafo Computadorizado Multislice, temos também um software que permite reduzir a dose de radiação nos exames pois ele corrige as distorções geradas pela técnica de baixa dose. Quando diminuímos a radiação em um exame, a qualidade da imagem cai, mas com esse software de reconstrução iterativa conseguimos manter a qualidade reduzindo a dose em até 76%.

Para a realização da TC sem contraste não há a necessidade de nenhum preparo ou orientação especial antes do exame. Se houver a necessidade do uso do contraste, é necessário estar com o estômago vazio, o que é obtido com 4 horas de jejum para alimentos. Ressaltamos, entretanto, que o paciente deve beber bastante liquido até 1 hora antes do exame e continuar tomando seus remédios de rotina, mesmo durante o período do jejum. Também é importante continuar bebendo bastante liquido após a realização da TC com contraste para ajudar sua eliminação pela urina e proteger os rins.

Quanto tempo dura o exame?

O exame de Tomografia Computadorizada é rápido e sua duração depende mais do número de fases que serão realizadas. Cada fase é adquirida em, no máximo, 20 segundos, dependendo da região estudada. De uma maneira geral, o paciente não fica mais que 5 minutos dentro da sala. Vale também informar que o aparelho de Tomografia não possui material radioativo e que a radiação emitida durante o exame é transformada a partir da corrente elétrica. Por isso, só há radiação ionizante emitida pelo aparelho durante a aquisição das imagens, não havendo risco de exposição ao circular pela sala quando o exame não estiver sendo realizado. É permitida a permanência de acompanhante dentro da sala de exame quando for necessário, geralmente quando o paciente é criança. Para tal, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual, como avental de chumbo, fornecido pela clínica. Quando for o caso, o acompanhante será adequadamente instruído pela nossa equipe.

Há riscos no exame?

A radiação não é percebida pelo paciente durante o exame. Entretanto, algumas sensações podem ocorrer devido a utilização do contraste: calor local, calor facial, coceira da garganta, gosto metálico na boca e enjôo. Essas sensações não representam alergia, resolvem rapidamente sem a necessidade de medicação e não impedem a nova realização de exame com contraste. Como qualquer medicação, também existe o risco de reações parecidas com alergia. Antes de realizar o exame, o paciente responderá um questionário feito pelo nosso profissional de enfermagem para que possamos identificar pessoas que tenham um maior risco de apresentar essas reações. Se o médico julgar necessário, poderá ser feita medicação anti-alérgica para maior segurança do paciente, o que pode atrasar um pouco a realização do exame até que o medicamento tenha o efeito protetor.

Nossa equipe de assistência é composta por Médico Radiologista, Enfermeira ou Técnica de Enfermagem e Tecnólogos em Radiologia. O médico radiologista está sempre a disposição do paciente, supervisionando e orientando a realização do exame e é quem irá emitir o relatório, ou laudo, do exame após a análise das imagens. O tecnólogo em radiologia é um profissional com curso superior específico que opera o aparelho durante a aquisição das imagens, sempre sob supervisão e orientação do médico. O profissional da enfermagem é quem faz a avaliação inicial do paciente, colhe a história, aplica o questionário, realiza a punção da veia e posiciona o paciente na sala para a realização do exame.

Na Tesla, o paciente é tratado de maneira individualizada, respeitando sua privacidade e nossos médicos estão sempre disponíveis para conversar e esclarecer eventuais dúvidas.

Marque seu Exame

A Tesla Imagem está sempre pronta para atendê-lo.

Digite o código no campo abaixo: captcha