
Os principais exames para você fazer antes de curtir seu descanso
24 de dezembro de 2020
Quais são os exames de imagem mais realizados?
28 de março de 2021Em primeiro lugar Você costuma fazer exames de imagem ?
Se sim, preste atenção nestas frases:
- Com contraste serão necessárias 4 horas de jejum.
- Sem contraste, não é necessário jejum.
- Utilizaremos contraste caso você já tenha feito cirurgia na região estudada.
Já ouviu alguma dessas frases sobre contraste em exames de imagem antes?
Muitos tem suas dúvidas quanto a utilização do contraste, seus efeitos colaterais ou até mesmo querem saber do que se trata o contraste em exames de imagem, por isso, caso queira saber mais sobre exames de imagem continue acompanhando a matéria!
Afinal de contas você sabe o que é o contraste em exames de imagem?
O contraste é recomendado por radiologistas na realização dos exames, portanto quando fazemos tomografias e ressonâncias, o produto realça problemas em regiões vascularizadas, ajudando também a identificar alterações no crânio, coluna, abdome e articulações.
Na tomografia, os contrastes são à base de iodo, por isso pacientes com alergia ao iodo podem apresentar reações em alguns casos até mesmo serem impossibilitados de realizar o exame, portanto é muito importante preencher corretamente os questionários que são feitos antes da realização de qualquer exame.
Contraste em exames, como é realizado?
Existem diferentes formas de se realizar o contraste em exames de imagem, por exemplo:
Via oral: caso haja suspeitas de lesão no esôfago, estômago ou no intestino, se faz necessária a ingestão do contraste via oral.
Injeção venosa: injetados através de uma veia do braço, os agentes de contraste ajudam a caracterizar melhor pâncreas, o trato urinário, o fígado ou os vasos sanguíneos nas imagens além disso sensações de calor durante a injeção ou gosto metálico na boca são comuns.
Enema: um material de contraste pode ser inserido no reto para ajudar a visualizar o intestino grosso (reto e cólon) por exemplo. Além disso este procedimento pode provocar inchaço e desconforto.

Efeitos colaterais do contraste em exames de imagem:
- Reações adversas;
- Reações alérgicas;
- Falta de ar (principalmente em pessoas com tendência a broncoespasmos, como quem sofre de asma, ou doença pulmonar obstrutiva crônica);
- Sensação de calor ou rubor;
- Gosto metálico;
- Tontura;
- Náusea;
- Urticária;
- Alteração da pressão sanguínea.
Em conclusão, vale a pena sempre tirar suas dúvidas e desmistificar as informações sobre os exames de imagem, então se quiser tirar duvidas ou marcar um exame clique aqui!