
O que é um Tumor cerebral e como diagnosticar
21 de dezembro de 2021
Câncer na tiroide, o que é e quais sintomas?
27 de julho de 2022Artrite
A artrite é uma inflamação nas articulações, na junta dos ossos, gerando dor, deformidade e dificuldade no movimento. É também conhecida como osteoporose à causa pode ser excesso de peso, má alimentação, baixa imunidade, traumatismo, desgaste natural da articulação ou pessoas que tenham pré-disposição para a doença.
Não há cura, apenas tratamento que podem oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida, mas trataremos sobre isso mais abaixo. Mas, geralmente o tratamento é realizado com fisioterapia, medicamento e em alguns casos, a cirurgia.
Há vários tipos de artrite, entre elas a reumatoide, séptica, gotosa, psoriática ou a reativa.
Artrite e artrose
A artrite tem por relação à inflamação nas articulações, que acontecem devido a questões imunológicas, traumas e infecções quanto ao envelhecimento.
Já a artrose é também denominada por osteoporose, que também é um tipo de artrite, quando existe o desgaste da cartilagem, o que aumento o atrito nas articulações trazendo dor, inchaço ou rigidez articular.
Principais Sintomas
Os sintomas surgem em qualquer idade, mas é mais frequente em pessoas acima de 40 anos e que estão acima do peso. Mas a doença afeta, especialmente, idosos acima de 65 anos.
- Inchaço na articulação;
- Dor na região afetada;
- Dificuldade de movimentação na região afetada, principalmente pela manhã;
- Vermelhidão na região inflamada;
- Deformação na articulação.
A região do corpo que geralmente são mais afetadas são os pés, mãos, pescoço, quadril e joelhos.
O tratamento
Primeiramente, o tratamento busca aliviar os sintomas de dor oferecendo melhor qualidade de vida ao paciente. O desgaste da articulação, mesmo após o tratamento, não é totalmente revertido, por isso algumas mudanças na rotina são necessárias, como: Uma dieta mais balanceada é necessária para melhorar os sintomas. Além dos exercícios físicos que causem menos impactos na região afetada e os anti-inflamatórios. Por ser uma doença crônica ainda não há cura, mas com o tratamento o paciente poderá ter uma vida normal, mas sem esforços exagerados.
Os remédios
O médico pode receitar paracetamol, iboprofeno, pomadas ou até injeção de corticoide de seis em seis meses ou uma vez ao ano, a depender da situação área afetada.
Fisioterapia
Por meio do tratamento fisioterapêutico, o paciente terá uma melhora considerável. A inflamação tende a diminuir. Os anti-inflamatórios e alongamento ajudam a articulação e evita novas deformidades surgirem. Esse tratamento precisa ser realizado três vezes por semana. Atividades como, pilates e hidroginástica ajudam no fortalecimento do musculo da região afetada. Caberá o fisioterapeuta escolher a melhor atividade para o paciente.
Cirurgia para artrite
Há casos de necessidade cirúrgica, como um desgaste mais avançado na articulação, o que poderá ser primordial a implantação de uma prótese no local. A região que há maior indicação cirúrgica é o quadril e o joelho.
Quais exames para o melhor diagnostico?
Além do médico ortopedista observar por meio de sintomas clínicos, ele poderá necessitar de um exame de raio-x, que mostrará com mais clareza a área afetada e comprovar a deformidade.
O ortopedista pode precisar de uma ressonância magnética e também de uma tomografia computadorizada.
Todos esses exames podem ser realizados na Tesla com todo o equipamento de última geração e um excelente atendimento.
Além disso, exames laboratoriais podem ser pedidos, como a punção do líquido sinoval da articulação na região afetada entre outros.