
A importância do diagnóstico da doença de Alzheimer?
1 de setembro de 2022
Tomografia e Ressonância em Gestantes
19 de setembro de 2022Exames com contraste
Para entender o que é o contraste iodado, precisamos primeiro entender um pouco melhor sobre os os exames contrastados.
Os exames contrastados são testes radiológicos que usam meios de contraste para evidenciar determinadas partes do corpo. Essas são substâncias químicas capazes de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica. Em geral, o contraste altera a capacidade de absorção da radiação ionizante dos tecidos durante o procedimento diagnóstico.
O que é o contraste Iodado?
Um dos meios é o Contraste Iodado, Contraste iodado, administrado por via oral ou intravenosa, pode ser utilizado para realçar diversos órgãos do aparelho digestivo, urinário, vasos sanguíneos em qualquer parte do corpo e útero.
O contraste
O contraste iodado se apresenta em compostos iônicos ou não iônicos. Os compostos iônicos têm alta concentração do contraste, podendo levar a reações adversas que detalharei nos próximos tópicos.
Já os compostos não iônicos têm concentração de contraste menor que a do sangue, e raramente provocam alguma reação adversa.
Outra hipótese é que o Sulfato de bário, indicado para estruturas do trato digestivo, não costuma provocar reações adversas. Pode ser administrado via oral ou retal e, inclusive, junto a outro meio de contraste (negativo), como o ar.
E também a opção do Gadolínio, é a substância utilizada em exames contrastados de ressonância magnética. O elemento não costuma provocar reações, além de ser útil na identificação de males como tumores e infecções.
Referência: