
Quando a ressonância magnética de coluna é indicada?
20 de fevereiro de 2019
Principais exames de imagem a favor da saúde da mulher
6 de março de 2019O contraste é uma substância utilizada para auxiliar exames de imagem como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Ele é injetado nas veias do paciente e facilita a visualização de lesões, em alguns casos.
No entanto, por conta de uma série de mitos espalhados, muitas pessoas que precisam utilizar o contraste acabam evitando a realização de exames importantes por medo dos efeitos colaterais, que nem sempre são verdadeiros.
Reunimos a seguir as principais afirmações sobre a substância comentadas nas redes sociais e Internet sobre o tema.
A aplicação de contraste é um procedimento doloroso
Mito! Essa afirmação se tornou popular por conta da forma em que ela é aplicada no paciente. Sua aplicação é por meio das veias, e por isso precisa da introdução de agulha nas vias venosas. Há uma leve picada da agulha na hora da aplicação, no entanto, o contraste não provoca dores.
Somente com o contraste é possível detectar alguns tipos de patologias
Verdade. Em alguns tipos de câncer, o exame de imagem com a aplicação de contraste se faz mais eficiente e preciso na detecção de lesões.
Aplicar contraste é perigoso e pode prejudicar a saúde
Mito! Atualmente, o contraste não iônico é muito utilizado e seus riscos de agressão ao organismo são mínimos. Há a recomendação dos especialistas para pacientes que fazem o uso de metformina, que suspendam temporariamente o seu uso para a realização do exame.
O paciente é quem decide se vai usar o contraste no momento do exame
Verdade. Mesmo com a indicação da aplicação do contraste durante o exame de imagem, o paciente pode pedir para o médico indicar outro tipo de exame para detectar seu real diagnóstico. No entanto, a precisão do contraste é primordial para desvendar certas doenças, e é considerado o que oferece maior exatidão na detecção de algum problema.
Quem deseja evitar reações alérgicas pode tomar medicamentos à base de corticoide ou anti-histamínico antes do exame
Não há um consenso sobre a eficácia desses medicamentos. Eles podem diminuir os efeitos adversos leves, mas não garante que o paciente não apresente alguns sintomas.
Mulheres lactantes precisam parar de amamentar seus filhos após a aplicação do contraste
Mito! A quantidade de contraste excretada no leite e absorvida pelo bebê é praticamente nula, não impactando em sua saúde. No entanto, no caso da mãe não se sentir segura, ela pode descartar o leite produzido após 12 a 24 horas.
Para que o seu exame de imagem com aplicação de contraste seja realizado com segurança, é preciso procurar uma clínica de confiança. Na Tesla Imagem, você tem todo o conforto, e atendimento de qualidade que você merece. Toda a nossa equipe é especializada em procedimentos com contraste, fazendo com que você se sinta mais seguro durante todo o exame. Agende agora um horário!