Ultrassonografia pélvica feminina

O que é avaliado?

Útero, endométrio, ovários e bexiga.

Para que serve a ultrassonografia pélvica feminina?

Avaliação do tamanho do útero, presença de miomas, espessura do endométrio, avaliação de ovários polimicrocísticos, tumores e cistos de ovário, avaliar parede da bexiga, tumores da bexiga, cistite, entre outros.

O que não é bem avaliado?

O exame pélvico realizado pela via transvaginal é sempre melhor para a avaliação do útero e dos ovários. Portanto, a ultrassonografia pélvica por cima da barriga só deve ser realizada em pacientes virgens ou que tenham alguma restrição. Os ovários podem não ser visualizados devido a sobreposição de alças intestinais. Também a avaliação do endométrio, pesquisa de pólipos, canal da vagina, colo uterino e a uretra pode ser prejudicada. Este exame também não é adequado para a pesquisa de endometriose.

O que é necessário para o exame?

  • Bexiga cheia. De preferência, realizar este exame entre o 5o e 12o dias do ciclo menstrual (o dia em que a menstruação começa é o 1o dia do ciclo).
  • Chegar 15 minutos antes do exame.

 

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS.
Leia mais
Enviar mensagem
1
Estamos em Brasília... podemos ajudar?
Estamos em Brasília... deseja marcar seu exame ou obter maiores informações?