
Diferença entre ressonância magnética e tomografia computadorizada
16 de outubro de 2017
Importância da ressonância magnética para o diagnóstico de câncer de mama
30 de outubro de 2017A cartilagem é um tecido encontrado nas articulações do nosso corpo e cuja principal função é agir como um amortecedor entre os ossos, impedindo o choque entre eles. Embora seja resistente, muitos fatores podem danificá-la. O avanço da idade, algumas doenças, uso excessivo de uma articulação específica, exercícios com impacto e muitos esportes de contato.
O desgaste das articulações permite contato entre as superfícies ósseas, o que gera um processo inflamatório. De uma forma geral, o desgaste natural das cartilagens ao longo da vida determina a artrose e os seus sintomas mais comuns são dores, rigidez articular e inchaço.
Para que isso não aconteça, um diagnóstico precoce é fundamental, objetivando a eliminação dos sintomas e a prevenção da progressão da doença. O primeiro passo para o diagnóstico das lesões da cartilagem é procurar um médico. Ele irá avaliar o seu caso e solicitará os exames complementares necessários para a correta identificação da doença.
Dentre os exames usados na avaliação de cartilagens, destacam-se:
-
Ultrassonografia (US): exame barato e de fácil realização, permite a visualização de estruturas ósseas, e pode esclarecer sobre algumas lesões articulares. A ultrassonografia não é um método utilizado para avaliação das cartilagens. Porém, é um exame que acrescenta outras informações úteis para a adequada avaliação de uma articulação.
-
Ressonância Magnética (RM): Esse exame é realizado em aparelho que utiliza um campo magnético para criar imagens detalhadas do corpo. Além disso, é um exame não invasivo e indolor. Na maioria das vezes, é o exame mais indicado para avaliação de cartilagens e estruturas articulares, como tendões e ligamentos, possibilitando um maior número de informações.
-
Artroscopia: O artroscópio é um instrumento tubular que possui uma microcâmera em sua extremidade (semelhante ao aparelho utilizado na endoscopia) . Ele é inserido na articulação a ser avaliada, possibilitando a visualização direta da estrutura, bem como alguma intervenção, caso necessária. Esse procedimento é cirúrgico, mas minimamente invasivo e está indicado quando se pretende realizar a investigação juntamente com o tratamento da lesão articular.
Na grande maioria dos casos, o tratamento da lesão da cartilagem é conservador; a cirurgia é reservada à casos específicos ou quando há falha das outras terapias.
O tratamento conservador inclui fisioterapia, antiinflamatórios e, às vezes, bloqueios articulares.
Na Tesla Imagem, possuímos as melhores técnicas de imagem para avaliação das articulações e suas cartilagens, com equipamentos de última geração e profissionais gabaritados, para melhor atendê-lo, com segurança e comodidade. Fale conosco!