
Alzheimer: quais são os exames de imagem para o diagnóstico?
3 de novembro de 2020
Tomografia computadorizada das articulações e ossos: tudo o que você precisa saber!
21 de dezembro de 2020A gravidez é um momento maravilhoso, mas também repleto de preocupações e cuidados, principalmente para as mamães e papais de primeira viagem por isso queremos que você conheça os principais exames durante a gestação.
Exames para grávidas são sempre uma grande dúvida para as mamães, é por esse motivo que preparamos uma matéria especial, explicando os exames que devem ser feitos e sua ordem durante a gravidez.
Um lembrete importante: em qualquer suspeita de gravidez, sua primeira decisão deve ser procurar um médico, o mais rápido possível, para que possam ser realizados as consultas e exames essenciais, seja para confirmar se há de fato uma gravidez, em qual período da gestação você está, além de dar início ao acompanhamento da mamãe e o bebê.
Quer conhecer os principais exames para grávidas? É só continuar acompanhando a matéria!
Exames para grávidas: qual o primeiro passo a tomar?
Como dito anteriormente, assim que surgir qualquer tipo de suspeita sobre uma possível gravidez, o primeiro passo é procurar um médico obstetra imediatamente.
O obstetra é o médico responsável por cuidar da reprodução humana, além de ajudar as mulheres a terem seus filhos de forma segura e confortável, protegendo da melhor forma possível a vida do bebê e da mãe. É ele quem irá iniciar os procedimentos de pré-natal. Se você já tem um(a) médico(a) de confiança atuante na área, melhor ainda. Caso ainda não tenha, é sempre bom conversar com amigas ou parentes que já foram mamães de primeira viagem para pedir indicações de médicos. A confiança no profissional da saúde será muito importante daqui pra frente.
Conhecendo os principais exames para grávidas:
Você sabia que o Ministério da Saúde recomenda que o pré-natal tenha, no mínimo, 6 consultas durante a gestação? Se não houver complicações até o sétimo mês, as consultas são mensais. Já nas últimas semanas de gravidez, elas podem se tornar quinzenais e até semanais para analisar as condições de saúde tanto da mãe quanto do bebê.
Entre essas consultas e todo o período de gravidez, são pedidos uma série de exames médicos. Geralmente esses exames para grávidas englobam:
- Hemograma completo – este exame é obrigatório, pois ele irá dizer se você tem anemia ou não, além de possíveis infecções;
- Contagem de plaquetas;
- Glicemia;
- Testes sorológicos para HIV, sífilis, toxoplasmose, CMV, rubéola, hepatite e HTLV;
- Tipo sanguíneo e fator RH – o Coombs indireto é feito quando o pai é RH positivo e a mãe é fator RH negativo;
- Exames de Urina.
Já as famosas ultrassonografias são exames imprescindíveis para avaliar a saúde do bebê. Elas devem ser feitas nos três trimestres da gestação, podendo alterar dependendo do curso da gestação.

Conheça um pouco mais de cada:
Primeira ultrassonografia
Entre a 6ª e 8ª semana é feita a ultrassonografia intravaginal. Esse exame tem a função de visualizar o embrião, escutar os batimentos cardíacos do feto, analisar o saco gestacional e confirmar a idade gestacional. Desta forma, é possível prever uma possível data do parto e também detectar uma gestação gemelar (gêmeos).
Segunda ultrassonografia
Entre a 11ª e 13ª semana de gestação é realizada a segunda ultrassonografia. Ela é responsável por avaliar o desenvolvimento do feto e também fazer a medição da nuca e do osso do nariz, conhecida como translucência nucal. as alterações nessas medidas podem identificar alterações cromossômicas, malformações ou alguma síndrome, como a de Down, por exemplo.
Ecografia do 2º trimestre
O acompanhamento do crescimento do bebê é fundamental durante toda a gravidez. A ecografia do 2º trimestre ou ecografia morfológica é feita na 20ª e 22ª semana. Este exame fornece diagnósticos sobre malformações, assim, uma vez que o feto já está praticamente formado e torna-se possível identificar alterações ou complicações.
Exames para grávidas: não podemos esquecer do Ecocardiograma Fetal
Além das ultrassonografias, há outros exames que precisam ser realizados durante o pré-natal. O ecocardiograma fetal é um deles. Este exame é imprescindível, principalmente, para gestantes que têm histórico de doenças congênitas na família. O ecocardiograma fetal avalia a saúde do coraçãozinho do bebê, ainda na barriga da mamãe.
Com o ecocardiograma, o médico é capaz de analisar os músculos e as válvulas cardíacas, o desenvolvimento do órgão e identificar doenças. O recomendado é que se faça este exame entre a 28ª e 32ª semana de gestação.
Para concluir…
Você já deve ter entendido o quão importante são os exames para grávidas. Fora isso, é essencial manter uma rotina saudável, atividades físicas conforme a orientação médica e, é claro, acompanhamento médico de qualidade.
Esperamos ter esclarecido as suas principais dúvidas sobre exames para grávidas. Se você tem um bebê a caminho, te desejamos uma gestação maravilhosa!
Agora que você já sabe quais os principais exames durante a gestação, agende seus exame de imagem na tesla clicando aqui