
Nódulos e vasos cerebrais são investigados utilizando a tomografia; entenda
16 de maio de 2019
Pré-natal: conheça os exames de imagem que as gestantes precisam fazer
6 de junho de 2019A ressonância magnética é um exame de imagem que tem como principal vantagem ser livre de radiação. A leitura é feita por campos magnéticos, capazes de reproduzir imagens do interior do corpo humano.
É um exame indicado para todas as idades, inclusive para gestantes. É um exame indolor, mas pode causar um certo incômodo em pacientes com claustrofobia, devido ao seu campo fechado. No entanto, existem formas de tornar sua realização mais confortável, a fim de que haja sucesso no procedimento.
E por ser um exame de extrema qualidade, ele confere informações importantes para diversas áreas da medicina.
Como é feita a ressonância magnética?
Pode parecer um exame complicado, mas o procedimento é simples e rápido, não é invasivo e não causa nenhum tipo de dor. Como já mencionado, em alguns casos, o paciente pode sentir um leve desconforto por ser preciso ficar alguns minutos na mesma posição e em um equipamento que é parcialmente fechado.
Antes de começar o exame, o paciente precisa retirar todas as peças de metal do corpo, como jóias, anéis, relógios. Também é preciso informar se faz o uso de marca-passo, prótese ou clipe de aneurisma. Se for o caso, este exame não poderá ser realizado.
O paciente recebe um avental confortável e é direcionado à máquina. Se necessário, ele pode colocar protetores de ouvido, para aliviar o barulho emitido durante o exame. O paciente também fica com um dispositivo ao seu alcance, para conseguir avisar o técnico em caso de qualquer necessidade.
Em alguns casos o contraste é necessário. A substância utilizada raramente causa alergias ou efeitos colaterais. Depois do exame, o paciente é liberado para suas atividades normais e o resultado é disponibilizado em alguns dias.
Quais são as doenças detectadas?
Por ser versátil e conseguir avaliar todas as partes do corpo, a ressonância magnética se tornou aliada de todas as especialidades médicas.
Ela é capaz de ajudar no diagnóstico de diversas patologias, entre elas aneurismas, derrames, tumores, infecções, tendinites, doenças cardíacas e malformações. Além disso, a ressonância magnética é o principal exame para identificar problemas em órgãos como rins, fígado, bexiga, tendões e ligamentos.
Se o seu médico fez a solicitação deste exame, conte com a expertise da Tesla Imagem e não perca mais tempo. Utilizamos equipamentos de última tecnologia e médicos especializados na realização do exame, independente da sua indicação.
Assim, você terá a certeza de que fez um exame de qualidade, com imagens bem capturadas e um laudo produzido por um médico, facilitando e auxiliando da melhor forma no seu tratamento. Agende um horário!