Nódulos e vasos cerebrais são investigados utilizando a tomografia; entenda

Início/Exames/Nódulos e vasos cerebrais são investigados utilizando a tomografia; entenda

Nódulos e vasos cerebrais são investigados utilizando a tomografia; entenda

Para o diagnóstico de doenças e acompanhamento da evolução do tratamento de problemas no cérebro, a tomografia computadorizada é um dos exames de imagem mais solicitados pelo neurologista.

Com a tomografia, é possível verificar todo o encéfalo, como nódulos e vasos cerebrais. O médico é capaz de identificar problemas como AVC, aneurismas, tumores benignos ou malignos, entre outros. São diversas as indicações para uma tomografia computadorizada de crânio.

Indicações para a tomografia computadorizada

O neurologista solicita uma tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico de diversas patologias, como por exemplo:

  • AVC
  • Aneurisma cerebral
  • Tumores e nódulos
  • Mal de Alzheimer
  • Mal de Parkinson
  • Epilepsia
  • Meningite

Isso ocorre principalmente quando o paciente vai a uma consulta alegando sintomas como náuseas, dores de cabeça, alterações motoras, fraqueza muscular, epilepsias, entre outros. Com as imagens capturadas pela tomografia, o médico é capaz de confirmar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para cada caso específico.

Em caso do aparecimento de nódulos, é preciso que o exame de imagem mostre informações precisas sobre o real estado da região. A tomografia computadorizada passa a ser o exame de imagem mais indicado, pois com ele é possível detalhar todas as estruturas próximas ao tumor.

No caso dos vasos cerebrais, a tomografia computadorizada de crânio também se mostra eficiente, pois consegue representar fielmente as terminações e detalhes deste órgão.

Para que as imagens possam ajudar da melhor forma, o neurologista pode solicitar o exame com contraste. Quando há uma administração intravenosa, o exame consegue delinear com maior precisão as estruturas do corpo, sendo ideal para a análise dos vasos cerebrais.

O exame não causa desconforto ao paciente, ao contrário da ressonância magnética, no qual o paciente fica em um tubo fechado. Além disso, o exame é rápido, podendo demorar de 5 a 15 minutos.

O preparo para o exame depende da necessidade do contraste. Somente nos casos onde for indicado, o paciente deve fazer jejum acima de 4 horas.

Para quem está em busca de uma clínica de confiança para fazer uma tomografia computadorizada de crânio, agende seu horário na Tesla Imagem.

Nossa clínica está localizada na melhor região de Brasília, e oferece um atendimento humanizado e salas privativas – para que você tenha o máximo de conforto para cuidar da sua saúde. Possuímos uma estrutura física de qualidade e um corpo médico experiente que garantem um diagnóstico preciso. Agende agora mesmo o seu horário!

 

Por |2019-05-16T20:23:38+00:0016 de maio de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário