Ultrassonografia de abdome total com doppler

O que é avaliado?

Fígado, vesícula biliar, vias biliares, baço, pâncreas (parcialmente), rins, aorta e bexiga. Além disso, é feito um estudo da junção do esôfago com o estômago e observação de eventual refluxo do estômago para o esôfago.

Para que serve?

Além da mesma avaliação realizada pela ultrassonografia de abdome total, esse exame tem como objetivo principal avaliar o comprimento do esôfago na barriga, o ângulo formado entre o estômago e o esôfago (ângulo de His) e se ocorre retorno do alimento do estômago para o esôfago.

O que não é bem avaliado?

A presença de refluxo durante o exame não necessariamente quer dizer que a criança tenha a Doença do Refluxo, uma vez que episódios de refluxo podem ocorrer com o estômago cheio sem representar problema. Assim como a ausência do refluxo durante o exame não exclui a doença. Para este problema, a história clínica e os sintomas são mais importantes.

O que é necessário para o exame?

  • Jejum de 3 horas para crianças menores que 1 ano e de 4 horas para crianças maiores que 1 ano. A criança deverá se alimentar imediatamente antes do exame, para que o estômago esteja cheio durante a avaliação.
  • Chegar 15 minutos antes do exame.
gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS.
Leia mais
Enviar mensagem
1
Estamos em Brasília... podemos ajudar?
Estamos em Brasília... deseja marcar seu exame ou obter maiores informações?