Ultrassonografia para controle de ovulação

Início/Exames realizados/Ultrassonografia/Ultrassonografia para controle de ovulação
Ultrassonografia para controle de ovulação2017-11-28T13:32:59+00:00

Ultrassonografia para controle de ovulação

O que é avaliado?

Útero, endométrio e ovários, amadurecimento dos folículos e ovulação.

Para que serve?

Além das possíveis alterações avaliadas na ultrassonografia pélvica transvaginal, esse exame é realizado em vários dias seguidos, com intervalo a ser determinado pelo médico. Dependendo de cada situação (pacientes com dificuldade de engravidar, pacientes que estão fazendo estímulo para ovular, pacientes com atraso menstrual, etc…), o exame pode ser realizado em dias diferentes. Basicamente, é realizada uma contagem de folículos (óvulos não amadurecidos) e o acompanhamento do amadurecimento desses folículos até um folículo maduro e sua ovulação, identificando o período fértil da paciente.

O que não é bem avaliado?

Dentro do que se propõe, a ultrassonografia seriada é o melhor método para o acompanhamento da ovulação, fornecendo todas as informações necessárias, podendo ser avaliada em conjunto com exames laboratoriais que medem os hormônios. Não é possível avaliar a “qualidade” do óvulo e nem se a tuba uterina está aberta para a passagem do óvulo.

O que é necessário para o exame?

  • Não é necessário nenhum preparo especial. A paciente será orientada a esvaziar a bexiga imediatamente antes do exame. O primeiro exame será realizado no dia do ciclo orientado pelo médico solicitante, sendo ajustado de acordo com a evolução dos achados.
  • Chegar 15 minutos antes do exame.

Marque seu Exame

A Tesla Imagem está sempre pronta para atendê-lo.

Digite o código no campo abaixo: captcha