O que é a Endometriose?

Início/Exames/O que é a Endometriose?

O que é a Endometriose?

A endometriose é uma doença causada pelo crescimento de células do endométrio (as células do útero que descamam todo mês na menstruação) fora do útero. Existem algumas teorias que explicam o desenvolvimento desta doença. A teoria que parece ser mais adequada a maioria dos casos diz que essas células caem dentro da barriga ao passarem pelas trompas do útero. Assim sendo, elas grudam em vários órgãos e passam a crescer e provocar pequenos sangramentos e reação inflamatória crônica. 

Os locais mais comuns são os ovários, as trompas, o intestino, a parede externa do útero, bexiga e alguns ligamentos pélvicos. Dependendo do local onde estas células se implantam, a endometriose pode dar sintomas diferentes. Os principais sintomas são: dor pélvica e infertilidade. Nem sempre as mulheres terão esses sintomas, que podem ocorrer juntos, isolados ou também podem não ser percebidos. A dor pélvica pode ocorrer de várias maneiras, não tendo uma característica específica: pode piorar no período menstrual, pode ocorrer ao defecar, ao urinar, durante a relação sexual ou pode ser crônica e constante. É uma doença subdiagnosticada, ou seja, muitas mulheres tem endometriose e não sabem que tem! A endometriose também aumenta o risco de alguns tumores raros, especialmente nos ovários.


O exame de ultrassonografia transvaginal de rotina não é o suficiente para avaliar a presença e a extensão da endometriose. 
O diagnóstico é complexo e o médico ginecologista tem que utilizar métodos de imagem especializados, exames de sangue e, em alguns casos, a videolaparoscopia.


Os melhores exames de imagem não invasivos são:

  • Ressonância Magnética da Pelve: exame realizado após limpeza do intestino, com preenchimento vaginal por gel e uma medicação para paralisar temporariamente o intestino, em aparelho de Ressonância Magnética de Alto Campo, com técnica direcionada orientada pelo médico especializado.
    Esse exame não tem radiação ionizante, idealmente utiliza contraste venoso (mas pode ser feito sem contraste em casos selecionados) e demora aproximadamente 30 minutos.

 

  • Ultrassonografia para Pesquisa de Endometriose com Preparo intestinal: exame realizado após limpeza do intestino e com preenchimento vaginal por gel.
    Esse exame é feito com aparelho de ultrassom por cima da barriga e pela via vaginal, com busca ativa nos locais mais comumente comprometidos por endometriose. Sua avaliação vai muito além do exame transvaginal habitual, incluindo paredes da vagina, septo retovaginal, paredes do intestino, da bexiga, ureteres e rins. Pode ser um pouco doloroso e demora aproximadamente 40 minutos. Este exame não emite radiação ionizante!

 

Na Tesla Diagnóstico por Imagem realizamos todos esses exames e nossa equipe médica tem grande experiência nessa doença, permitindo diagnósticos precisos e com documentação detalhada das alterações facilitando a decisão do seu médico para a escolha do tratamento mais apropriado.

Se você tem dor pélvica ou está com dificuldade de engravidar, procure um ginecologista que ele saberá como conduzir a investigação.

Dr. Vinícius de Araújo Gomes
CRM-DF 16547 / RQE 8085
Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Atuação exclusiva em Imagem do Abdome, Pelve e Tórax

Por |2017-10-30T11:37:19+00:0010 de agosto de 2017|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário