A endometriose é uma doença causada pelo crescimento de células do endométrio (as células do útero que descamam todo mês na menstruação) fora do útero. Existem algumas teorias que explicam o desenvolvimento desta doença. A teoria que parece ser mais adequada a maioria dos casos diz que essas células caem dentro da barriga ao passarem pelas trompas do útero. Assim sendo, elas grudam em vários órgãos e passam a crescer e provocar pequenos sangramentos e reação inflamatória crônica.
Os locais mais comuns são os ovários, as trompas, o intestino, a parede externa do útero, bexiga e alguns ligamentos pélvicos. Dependendo do local onde estas células se implantam, a endometriose pode dar sintomas diferentes. Os principais sintomas são: dor pélvica e infertilidade. Nem sempre as mulheres terão esses sintomas, que podem ocorrer juntos, isolados ou também podem não ser percebidos. A dor pélvica pode ocorrer de várias maneiras, não tendo uma característica específica: pode piorar no período menstrual, pode ocorrer ao defecar, ao urinar, durante a relação sexual ou pode ser crônica e constante. É uma doença subdiagnosticada, ou seja, muitas mulheres tem endometriose e não sabem que tem! A endometriose também aumenta o risco de alguns tumores raros, especialmente nos ovários.
O exame de ultrassonografia transvaginal de rotina não é o suficiente para avaliar a presença e a extensão da endometriose. O diagnóstico é complexo e o médico ginecologista tem que utilizar métodos de imagem especializados, exames de sangue e, em alguns casos, a videolaparoscopia.
Na Tesla Diagnóstico por Imagem realizamos todos esses exames e nossa equipe médica tem grande experiência nessa doença, permitindo diagnósticos precisos e com documentação detalhada das alterações facilitando a decisão do seu médico para a escolha do tratamento mais apropriado.
Se você tem dor pélvica ou está com dificuldade de engravidar, procure um ginecologista que ele saberá como conduzir a investigação.
Dr. Vinícius de Araújo Gomes
CRM-DF 16547 / RQE 8085
Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Atuação exclusiva em Imagem do Abdome, Pelve e Tórax