Tomografia computadorizada do crânio: o que é, como é feita e preparo?

Início/Exames/Tomografia computadorizada do crânio: o que é, como é feita e preparo?

Tomografia computadorizada do crânio: o que é, como é feita e preparo?

A Tomografia Computadorizada do crânio é o exame indicado para diagnosticar problemas no cérebro, nos seios da face, pescoço, na mandíbula, na orelha e outros ossos do rosto do paciente. Entender o que é o exame ajuda também a desmistificar uma série de conceitos envolvendo reações, efeitos colaterais e danos ao cérebro.

O que é a Tomografia Computadorizada do crânio?

A Tomografia Computadorizada do crânio é um exame computadorizado, que utiliza a radiação com a finalidade de gerar imagens da parte interna da cabeça do paciente. Como citamos anteriormente, o processo diagnostica doenças em todo o cérebro, nos ossos e nos seios da face, além da mandíbula, pescoço e orelhas.

Esse exame é o mais indicado para diagnosticar de forma precisa praticamente todos os males que afetam o crânio do paciente, de forma que não seja mais necessária a realização de outros procedimentos por imagem.

Preparação para a Tomografia Computadorizada do crânio

Tirando os casos onde é preciso tomar o contraste, o paciente não precisa de preparos especiais para realizar a Tomografia Computadorizada do crânio. O procedimento pode ser realizado ou não em jejum, dependendo da indicação do médico.

No dia do exame é necessário tirar brincos, piercings e qualquer outro artefato de metal que esteja utilizando, assim como relógios, smartbands ou outros gadgets tecnológicos.

Já para pacientes que precisam tomar o contraste, é necessário um jejum de pelo menos 4 horas.  O contraste deve ser injetado ou tomado com 20 minutos de antecedência. A dosagem é manipulada via oral, retal ou endovenosa. A substância é feita a base de Iodo e bastante segura. Antes de tomar o contraste, o paciente precisa conhecer todos os possíveis efeitos colaterais e tirar todas as dúvidas sobre o exame. O paciente deve ficar em uma sala climatizada até o momento do exame, após a administração do contraste.

Para aqueles que são diabéticos e tomam medicamentos à base de metformina, as dosagens precisam ser suspensas 24 horas antes do exame.

Como é feita a Tomografia Computadorizada do crânio?

A Tomografia Computadorizada do crânio é feita com um equipamento próprio, onde o paciente se deixa sobre uma maca, sempre de barriga para cima e com os braços na lateral do corpo ou sobre o abdômen.

A cabeça é apoiada por um encosto próprio, que a deixa na posição desejada para obter os melhores resultados na captação de imagens. Durante todo o procedimento, é importante que o paciente não mova a cabeça.

Através do Tomógrafo, a maca desliza para frente e para trás algumas vezes, de forma que a radiação que está sendo emitida capte toda o crânio do paciente. Após o exame, o paciente é liberado para suas atividades normalmente.

A Tesla Imagem é uma clínica especializada em Tomografia Computadorizada do crânio, realizando todo o procedimento com os melhores profissionais e equipamentos. Entre em contato e marque seu exame!!

 

Por |2018-12-26T18:08:19+00:0026 de dezembro de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário