
Principais exames de imagem a favor da saúde da mulher
6 de março de 2019
Saúde infantil: exames de imagem mais indicados para as crianças
20 de março de 2019Um exame de imagem de grande importância, a ressonância magnética é responsável por revelar imagens em alta definição do interior do corpo, auxiliando a detecção de tumores, lesões, entre outros problemas.
Uma das grandes vantagens da ressonância magnética é que o paciente não é exposto à radiação, sendo considerada entre os especialistas um exame padrão ouro para o diagnóstico.
Como é feito o exame de ressonância magnética
A máquina de ressonância magnética é composta por uma maca, onde o paciente fica deitado e entra num equipamento parcialmente fechado. Por isso, este exame pode causar certo desconforto a alguns paciente, já que é preciso ficar imóvel durante todo o procedimento.
O paciente deve estar sem materiais metálicos, como brincos, anéis e colares. É importante que ele informe o uso de marcapasso ou prótese, além de medicamentos e cirurgia prévias. Assim, é possível entender se há condições que impossibilitam a realização do exame.
Por fazer um barulho intenso, é possível utilizar protetores de ouvido para que haja mais conforto durante a ressonância magnética. O paciente tem ao seu alcance um dispositivo, para avisar ao operador, em caso de algum problema.
Em certos casos, é preciso inserir contraste por via intravenosa. Desta forma, é possível visualizar com mais facilidade as estruturas internas. Na ressonância magnética, o contraste utilizado é o gadolínio, que raramente causa alergias ou efeitos colaterais.
Ressonância magnética identifica uma variedade de doenças
Essa é um verdadeiro trunfo da ressonância magnética: auxiliar diversas especialidades médicas na detecção de doenças. Por conseguir captar imagens de qualquer parte do corpo, este exame de imagem é eficiente no diagnóstico de patologias como aneurismas, derrames, tumores, tendinites, malformações e doenças cardíacas.
Isso porque a ressonância magnética é utilizada para avaliar os tecidos moles do corpo, onde está a maior concentração de água. Por isso, é uma ferramenta poderosa na avaliação de doenças no cérebro, músculos, tendões, ligamentos e órgãos como o fígado e rins.
O mais importante é que com a ressonância magnética, é possível detectar doenças mesmo em seu estágio inicial, o que é muito importante, principalmente ao pensar em patologias como o câncer, por exemplo.
Você pode agendar o seu exame de imagem conosco. Na Tesla Imagem, você tem acesso ao equipamento de ressonância de magnética de última tecnologia. Nossa equipe é especializada em laudos de alta qualidade, prontos para auxiliar seu médico a dar um diagnóstico real.
Além da ressonância magnética, também realizamos exames como ultrassonografia, tomografia, e muito mais. Agende agora seu exame com quem realmente entende do assunto