Saúde infantil: exames de imagem mais indicados para as crianças

Início/Exames/Saúde infantil: exames de imagem mais indicados para as crianças

Saúde infantil: exames de imagem mais indicados para as crianças

Assegurar a saúde da criança é uma das maiores preocupações dos pais. E por isso, quando há a necessidade de fazer exames de imagem, há receio se aquele procedimento pode fazer mal à criança, como no caso do raio-x e ressonância magnética.

O médico ao solicitar qualquer exame de imagem infantil o fará quando há a real necessidade de complementar um diagnóstico. Muitos exames são totalmente inofensivos não apenas para as crianças, como também para os adultos.

Porque realizar exames de imagem em crianças

Em determinadas ocasiões, como em lesões e suspeita de infecções e tumores, os exames de imagem ajudam o médico a obter as reais dimensões do que está acontecendo e tratar da melhor forma a criança.

Raio X

O exame utiliza ondas eletromagnéticas para reproduzir a imagem do interior do corpo em um filme. Não há necessidade de preparo e o exame não provoca dores. É um procedimento rápido e o nível de radiação é pequeno, sendo transmitidas apenas na região do corpo a ser estudada.

Durante o exame, a criança é protegida com um avental de chumbo revestido, que diminui a exposição à radiação. Por exigir que a pessoa fique totalmente imóvel, o raio x pode ser um desafio principalmente para as crianças menores.

Fluoroscopia (com ou sem contraste)

Esse exame se parece com o raio x, e cria um fluxo real de tempo do interior do corpo. As imagens são captadas e transmitidas em um computador. De duração entre 5 a 20 minutos, o exame também não provoca dores, porém seu preparo pode causar algum desconforto.

Por conta do contraste, a fluoroscopia necessita de jejum,  sendo permitida a ingestão de líquidos. O contraste é ministrado via oral ou por sonda.

Tomografia computadorizada

Muito importante na análise de nódulos e tumores, este exame faz imagens detalhadas do interior do corpo. O tempo varia de acordo com o tamanho da área a ser analisada.

É um exame que não causa dor. Em alguns casos, a criança pode ficar inquieta, pois durante o exame a criança fica imóvel dentro de um tubo.

Ultrassonografia

Um dos exames de imagem mais solicitados na pediatria, ele usa ondas sonoras para criar imagens do corpo. Não há nenhum tipo de radiação e por isso pode ser realizado com total segurança. Em alguns tipos de ultrassom, pode haver a necessidade de preparo, como jejum ou ingestão de água.

Na Tesla Imagem há um atendimento especial para as crianças. Aqui, nossa equipe está preparada para tratar sua criança com muito carinho e realizar os exames com total dedicação. Agende agora seu horário e se surpreenda com a qualidade dos nossos equipamentos, laudos e atendimento!

 

Por |2019-03-22T21:30:17+00:0020 de março de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário