Tomografia computadorizada: conheça mais sobre esse exame

Início/Exames/Tomografia computadorizada: conheça mais sobre esse exame

Tomografia computadorizada: conheça mais sobre esse exame

A tomografia computadorizada é um exame de imagem de alta qualidade, muito solicitado pelos médicos, para capturar imagens internas – ossos, órgãos e outras estruturas.

Sua diferença para o raio-x é que a captura é feita em 360 graus, gerando as imagens em fatias, permitindo que a análise seja feita de qualquer ângulo.

Para que serve a tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada auxilia o médico na identificação e tratamento de diversas doenças e pequenas alterações em vários setores do organismo, como traumas no crânio, dores de cabeça, entre outros.

Problemas complexos e difíceis de serem identificados e diagnosticados também podem ser avaliados com a tomografia computadorizada, como tumores e processos infecciosos, hemorragias, aneurismas e até mesmo infartos.

Indicações para o exame de tomografia computadorizada

  • Diagnóstico de distúrbios musculares e ósseos;
  • Infecção ou coágulo sanguíneo;
  • Orientação em cirurgias, biópsias e radioterapia;
  • Detecção e monitoramento de condições como câncer, doenças cardíacas, nódulos pulmonares e massas hepáticas;
  • Detecção de traumas e hemorragias internos.

Como é feita a tomografia computadorizada

O exame é realizado com o tomógrafo. O paciente se deita em uma maca, em posição adequada ao exame a ser realizado. A captura das imagens é feita por cápsulas de raio-x e detectores. Embora seja feita com radiação, é importante salientar que o nível emitido é pequeno, sendo um exame de curta duração. O exame é indolor.

Existem casos em que se faz necessária a aplicação de um constraste iodado, para melhorar a precisão do exame. É uma substância segura, mas que pode causar alguns efeitos colaterais, como náusea e dores de cabeça.

Como é o preparo?

O preparo de uma tomografia computadorizada depende muito da finalidade da sua solicitação. Geralmente, pede-se jejum ao paciente – principalmente em casos onde se faz necessário o uso de contraste. É importante informar o uso de medicamentos antes de realizar seu exame de imagem.

Na Tesla Imagem, você encontra o exame de tomografia computadorizada, além de uma série de outros procedimentos. Nossa equipe está altamente especializada para operar nossas máquinas de última geração e prontos para fazer um laudo com qualidade para facilitar a análise do seu médico para o melhor tratamento para seu caso.

Aqui, o paciente é tratado de forma individualizada, com privacidade e conforto para que seu exame seja o mais tranquilo e confortável. Nosso atendimento está sempre à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Agende um horário e conte com a Tesla Imagem!

 

Por |2019-04-01T11:46:25+00:0027 de março de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário