
Quais doenças são diagnosticadas com a ressonância magnética?
22 de maio de 2019
Tipos de exames de imagem para crianças
12 de junho de 2019O pré-natal é um dos momentos mais importantes na saúde da mulher, onde a mesma deve se organizar, para não esquecer das suas consultas e exames.
Com isso, o médico consegue fazer um acompanhamento completo não apenas da saúde da mulher, como também do bebê. A recomendação do Ministério da Saúde é que a gestante visite pelo menos seis vezes seu médico até o dia do parto. No entanto, os profissionais preferem uma agenda maior de consultas – pois assim é possível ter um acompanhamento mais detalhado de toda a evolução da gestação.
Esse acompanhamento leva à solicitação de exames de imagem, pois ajudam o especialista a não apenas descobrir o sexo do bebê, mas também checar seu tamanho e desenvolvimento dos órgãos.
Confira agora quais são os principais exames de imagem que devem ser realizados durante o pré-natal.
Ultrassonografia intravaginal
Muitos acreditam que este tipo de ultrassom só é realizado em mulheres que não estão grávidas, mas a verdade é que a ultrassonografia intravaginal é importante, principalmente entre a 5ª e 8ª semana de gestação.
Isso porque com o exame é possível analisar o embrião e o saco gestacional, calcular o tempo de gravidez e a data provável do parto. Quando realizado após a 6ª semana, é possível ouvir até mesmo os batimentos cardíacos do embrião.
Ultrassonografia de transluscência nucal
O exame ajuda o médico a medir a espessura de um fluido entre a pele e a gordura da nuca do bebê. Esse dado é importante para entender as chances da criança nascer com algum tipo de anomalia, como a Síndrome de Down.
O exame também verifica a ausência do osso nasal, que também pode indicar alguma alteração cromossômica. Além disso, esse ultrassom também mede o bebê, atesta sua vitalidade pela ausculta dos batimentos cardíacos e observa o ducto venoso.
É um procedimento totalmente seguro e geralmente é solicitado entre a 11ª e 14ª semana de gestação.
Ultrassonografia morfológica
Esse é um dos exames mais esperados pelos pais, pois com ele é possível identificar o sexo do bebê. Feito entre a 20ª e 22ª semana de gestação, essa ultrassonografia ainda analisa os órgãos do bebê, que já estarão formados.
Quando o equipamento é de tecnologia 3D, os pais ainda conseguem visualizar seu rostinho com nitidez.
Ultrassonografia do terceiro semestre
Feita entre a 34ª e 37ª semana de gestação, o ultrassom nesta etapa é importante para acompanhar o tamanho, o peso e a posição do feto. Ele também avalia a maturidade da placenta e a quantidade de líquido amniótico. O médico pode solicitar o exame com doppler, que ajuda a detectar problemas na gestação.
Aqui na Tesla Imagem, a gestante pode realizar todos os seus exames de imagem com todo o conforto e segurança que ela merece. Nossas salas são privativas e todos os equipamentos de última geração. Assim, conseguimos garantir um laudo de qualidade, perfeito para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Agende seu horário!