
6 curiosidades sobre o raio-x
6 de novembro de 2019
Conheça os exames de imagem que avaliam a saúde do fígado
20 de novembro de 2019A ressonância magnética é de grande auxílio no diagnóstico de diversas doenças, e por isso está entre os exames mais solicitados entre os médicos. A ressonância não utiliza radiação e garante segurança para crianças e gestantes.
Por meio desse exame, é possível analisar a vascularização dos tecidos, seus componentes moleculares, quantidade de células, direção e movimentação de líquidos, total de gordura e ferro depositado, inflamações, entre outros.
Listamos 5 fatos sobre este importante exame. Confira!
1: Segurança para todos
Um dos principais motivos para se utilizar este exame é justamente a sua segurança. Muitas pessoas deixam de fazer importantes procedimentos por medo da radiação que outras máquinas podem liberar, mesmo sendo estes valores muito baixos. A ressonância magnética, no entanto, utiliza outra forma para capturar as imagens internas: os campos magnéticos.
Desta forma, o exame pode ser realizado até por gestantes após o primeiro trimestre, sendo possível avaliar a formação do feto e avaliação da placenta.
2: Pessoas com claustrofobia também podem fazer o exame
A ressonância magnética pode assustar pessoas claustrofóbicas, pois o paciente é inserido na máquina em um local relativamente apertado. No entanto, há opções para que o paciente possa realizar o procedimento sem sofrimentos. A primeira opção é a sua realização mediante sedação, indicado pelo médico solicitante. Há também a alternativa de equipamentos de campo aberto, que fazem com que o indivíduo não fique apreensivo durante o exame.
3: Nem toda ressonância precisa que o corpo todo fique no túnel
Dependendo da área que precisa ser avaliada, o rosto pode ficar fora do túnel – é o caso do exame de ressonância magnética na coluna, lombar, joelho, pelve, quadril, coxa, perna, tornozelo, pé e punho.
4: Nem todas as pessoas podem fazer o exame de ressonância magnética
Como qualquer outro procedimento, a ressonância possui restrições. Pessoas com marca passo, clip de aneurisma, implante de ouvido, fixadores ortopédicos externos metálicos e não removíveis, dentre outros, correm risco no exame por conta do campo magnético.
Por isso, todos os pacientes antes de se submeterem a uma ressonância magnética precisam responder um questionário, que deve ser respondido com sinceridade para o próprio bem.
5: Nem toda ressonância magnética precisa de contraste
O contraste é solicitado em apenas alguns casos específicos, tendo em vista que a ressonância magnética tem capacidade de fazer estudos de alta qualidade. Vale ressaltar que o contraste não contém iodo e não agride os rins.
Aqui na Tela Imagem você realiza o exame de ressonância magnética em equipamentos da mais alta tecnologia, com profissionais especializados e prontos para um atendimento humanizado.
Assim, você garante um exame mais tranquilo, com um laudo de credibilidade e um canal de comunicação direto com o seu médico em caso de dúvidas. Realize seu exame de imagem com o laboratório mais confiável da região – agende seu horário na Tesla Imagem!