6 curiosidades sobre o raio-x

Início/Exames/6 curiosidades sobre o raio-x

6 curiosidades sobre o raio-x

O raio-x é um exame de imagem que a maioria das pessoas já fizeram ao menos uma vez na vida. De fácil acesso, ele ajuda principalmente em casos emergenciais, auxiliando na visualização de órgãos e ossos.

Mas mesmo sendo um exame importante, há muitas curiosidades por trás do raio-x. Quer conhecê-los? Então fique de olho neste artigo e agende seus exames com a Tesla Imagem, o centro de diagnóstico de referência em Brasília!

1: O exame surgiu por acidente

O cientista alemão, Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895, mal sabia que seus experimentos com tubos de vácuo poderiam resultar em um descobrimento que revolucionou a medicina. Em seu laboratório, durante seus estudos, ele acabou descobrindo os raios-x que posteriormente seriam aplicados em exames de imagem.

2: A radiação do exame não prejudica a saúde

Não há uma recomendação oficial sobre a quantidade máxima de raios-x uma pessoa pode realizar por ano. Por isso, os médicos orientam que as radiografias devem ser ajustadas a um valor mínimo que permita uma boa qualidade da imagem – sem interferir na saúde do paciente. 

3: Para o bem da humanidade

Essa descoberta deu a Wilhelm o seu primeiro Prêmio Nobel em física – mas ele se recusou a tirar sua patente, para que ela ficasse à disposição da humanidade. 

4: Um nome ‘X’

Não foi somente a descoberta que foi por acidente, mas também o nome do exame. Como não esperava descobrir algo, o cientista alemão Wilhelm Conrad o chamou de raio X – pois a consoante faz alusão a um símbolo matemático de algo desconhecido. Em alemão, o exame recebeu o nome de seu inventor, ou seja, Röntgen, sobrenome de seu inventor.

5: Com ou sem hífen?

Não é uma prova de ortografia, mas muitos se confundem com a grafia do exame. Afinal, é raio x ou raio-x? A grafia está correta em ambos os casos – mas para acertar 100% é preciso entender a aplicação da palavra. Isso porque raio x, sem hifenação, corresponde à relação eletromagnética; já com o hífen, estamos nos referindo ao exame.

6: Um casamento radioativo

A primeira radiografia realizada no mundo foi na mão esquerda da esposa do cientista Röntgen. Por ser a primeira a revelar o interior de uma pessoa, muitos ficaram assustados – assim como ela. 

O exame é tão importante na medicina que pode ser utilizado de diversas formas, como nos exames de mamografia, radiografia dentária, contraste de raios x, fluoroscopia e tomografias computadorizadas. 

Para ter certeza de que a imagem está sendo capturada de forma correta e que os laudos sejam emitidos com segurança, é importante visitar um laboratório com credibilidade no mercado, como a Tesla Imagem, o lugar ideal para realizar seus exames. 

Aqui você encontra salas privativas com conforto e atendimento humanizado, tudo para te deixar mais à vontade. São diversos exames de imagem, que são feitos com equipamentos de última tecnologia e com especialistas altamente qualificados. 

Não deixe para amanhã, agende já o seu horário!

 

Por |2019-11-09T12:44:51+00:006 de novembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário