Tomografia computadorizada ajuda a diagnosticar doenças do coração

Início/Exames/Tomografia computadorizada ajuda a diagnosticar doenças do coração

Tomografia computadorizada ajuda a diagnosticar doenças do coração

Estudos internacionais comprovam que este exame de imagem pode diagnosticar com mais precisão pessoas com quadro de dor torácica, que mesmo sem diagnóstico de infarto vão precisar de algum tipo de tratamento invasivo, como uma angioplastia, por exemplo.

Hoje em dia, o cateterismo é utilizado para esse diagnóstico. Além de menos invasivo, a tomografia ainda é mais barata que o cateterismo, e também mais rápido. Com a tomografia computadorizada é possível reduzir pela metade o nível de radiação.

Tomografia computadorizada do coração

Para a especialidade de Cardiologia, a tomografia computadorizada é muito importante. Geralmente esse exame de imagem é utilizado para detectar anomalias estruturais do coração, na membrana que envolve o órgão (pericárdio), nos vasos sanguíneos de grande porte, pulmões e estruturas de suporte no tórax.

É um exame não invasivo e que fornece informações importantes ao cardiologista, pois consegue detectar o início da aterosclerose na fase subclínica, onde não há sintomas, com a identificação das placas de cálcio e de gordura.

Além disso, a tomografia computadorizada também é capaz de identificar doenças na aorta, avaliar aneurismas e ainda auxiliar a escolha do tipo de prótese e da técnica para o implante percutâneo da válvula aórtica. 

Para realizar essa análise detalhada, é possível realizar alguns tipos de exames por meio do aparelho da tomografia computadorizada.

Um deles é o TC multidetector, capaz de tirar uma foto durante um único batimento cardíaco. Chamado de angiografia coronária por tomografia computadorizada, o exame avalia as artérias que fornecem sangue ao coração. Para isso, o paciente recebe contraste por meio de acesso venal.

Já a TC por feixe de elétrons, também conhecida por TC ultrarrápida ou cine TC, é um exame que detecta depósitos de cálcio nas artérias – o que pode ser um sinal de uma doença arterial coronariana. 

Outro exame muito utilizado é a angiografia por tomografia computadorizada (ATC), que reproduz imagens tridimensionais das artérias de grande porte do corpo, exceto das artérias coronárias. A ATC ajuda a identificar o estreitamento das artérias responsáveis pela irrigação dos órgãos, além de aneurismas e rompimentos em artérias de grande porte. 

A angiografia por tomografia computadorizada também ajuda a detectar coágulos que se desprenderam no interior de uma veia e viajaram até chegar em pequenas artérias dos pulmões. Sua vantagem perante a angiografia convencional é que o exame não é invasivo – e leva cerca de 2 minutos. 

Em casos emergenciais, a tomografia computadorizada faz toda a diferença. Afinal, a dor torácica não pode ser um sintoma conclusivo de infarto. Quando o eletrocardiograma não apresenta anormalidades, a tomografia permite que o médico avalie a presença ou ausência de placas nas artérias. 

Na Tesla Imagem, a saúde do seu coração é priorizada com exames de imagem de alta qualidade. Toda a nossa equipe médica possui expertise para oferecer laudos de qualidade, além de imagens com alta resolução para facilitar o diagnóstico. Agende o seu exame conosco!

Por |2019-10-24T18:50:54+00:0023 de outubro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário