Exames de imagem ajudam a detectar problemas pulmonares: entenda

Início/Exames/Exames de imagem ajudam a detectar problemas pulmonares: entenda

Exames de imagem ajudam a detectar problemas pulmonares: entenda

Os exames de imagem na região torácica são muito importantes para a investigação de traumas e diversos problemas pulmonares. Seja uma radiografia ou ressonância magnética, esses resultados são extremamente úteis para determinar a extensão e gravidade da doença.

E para que você entenda quais são esses exames tão importantes no diagnóstico de doenças no pulmão, nós da Tesla Imagem listamos os exames mais realizados para este tipo de problema. Confira!

Radiografia torácica

O famoso raio-x é um grande aliado dos médicos que precisam analisar a saúde pulmonar. O exame proporciona uma boa visão do coração e dos grandes vasos sanguíneos – o que pode revelar uma doença grave nos pulmões.

É com a radiografia torácica que doenças como a pneumonia, tumor de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica, colapso pulmonar, pneumotórax ou líquido no espaço pleural são detectadas. 

Tomografia computadorizada

Com imagens mais detalhadas que uma radiografia, a tomografia permite cortes em diferentes planos, dando mais visibilidade para diagnosticar certos problemas pulmonares. Para que isso seja possível, é injetado o contraste – que ajuda a esclarecer certas anormalidades na região.

Angiotomografia

A angiotomografia utiliza o contraste para auxiliar no diagnóstico das placas de cálcio ou gordura, trombose venosa, aneurismas, dissecções, próteses vasculares, má-formação vascular e estudo anatômico para planejamento cirúrgico.

Tomografia por emissão de pósitrons (TEP)

É um exame de imagem de extrema importância em casos de suspeita de câncer. A técnica depende das diferentes taxas metabólicas de tecidos malignos, em comparação com os benignos. 

Geralmente, o TEP é realizado em conjunto com uma tomografia computadorizada, fornecendo dois diferentes métodos para visualização dos tumores pulmonares. 

Ressonância magnética

Para que a ressonância magnética possa revelar problemas no  pulmão, é necessário o uso do contraste durante o exame. Assim, é possível reproduzir imagens dos vasos sanguíneos do tórax, identificando aneurisma na aorta, por exemplo. 

Ultrassonografia

Geralmente, esse exame de imagem é solicitado para detectar o líquido do espaço pleural, que é o espaço entre as duas camadas de pleura, que cobre os pulmões e a parede torácica interna. Além de diagnosticar doenças, o ultrassom também é solicitado para orientar os médicos em procedimentos de retirada de líquido na região. 

Cintilografia nuclear do pulmão

Esse exame de imagem auxilia na detecção de coágulos sanguíneos nos pulmões (conhecido como embolia pulmonar), além de ser utilizado para a avaliação pré-operatória de pessoas com câncer de pulmão. Com a utilização mínima de material radioativo de curta duração, o exame mostra o fluxo de ar e sangue pelos pulmões.

Além desses exames, muitos outros podem ser solicitados para garantir a saúde pulmonar. É importante que você realize todos os procedimentos indicados pelo seu médico, sempre seguindo as orientações de preparo.

Na Tesla Imagem, você realiza todos os exames de imagem com qualidade, segurança e humanização. Todos os equipamentos são de última geração, capazes de oferecer imagens de alta resolução para que o médico possa encontrar o tratamento mais adequado. 

Agende agora mesmo seu horário e conte com a expertise do melhor centro de exames de imagem de Brasília! 

 

Por |2019-10-24T18:45:34+00:0016 de outubro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário