A Mulher e o Diagnóstico por Imagem

Início/Exames/A Mulher e o Diagnóstico por Imagem

A Mulher e o Diagnóstico por Imagem

No mês de março, as atenções estão voltadas à saúde da mulher. É uma característica cultural o fato das mulheres cuidarem mais de sua saúde que os homens. Desde cedo já são ensinadas que devem procurar anualmente o seu médico, geralmente um ginecologista, para fazer um check-up ou, como é conhecido, um “preventivo”, mesmo que não esteja doente.

Esse comportamento das mulheres tem impacto direto na qualidade e na expectativa de vida, tanto que as mulheres vivem mais e, com frequência, chegam na melhor idade com mais energia e vitalidade.

Nas últimas décadas as mulheres assumiram jornada dupla de trabalho e, com isso, algumas doenças começaram a se manifestar com mais frequência e mais cedo, graças ao intenso ritmo de vida, acúmulo de responsabilidades e funções e alteração dos hábitos alimentares e sociais.

Os exames de imagem têm acompanhado essa evolução e hoje representam importante instrumento na detecção precoce de algumas doenças, permitindo planejar melhor o tratamento e melhorar a vida das mulheres. A mamografia é o método de rastreamento do câncer de mama com grande impacto na sobrevida das pacientes.

Além da mamografia, podemos citar a ultrassonografia (ou ecografia) com importante papel na avaliação das mamas de pacientes jovens ou com muita glândula; na avaliação de nódulos na tireoide; e na avaliação de doenças do útero ou dos ovários.

A ressonância magnética tem sido cada vez mais utilizada para a pesquisa e mapeamento da endometriose, doença comum em mulheres jovens e que pode levar a infertilidade e dores que atrapalham a vida sexual e o trabalho. A pesquisa de causas de infertilidade e a avaliação de sangramentos vaginais intensos, tanto antes quanto depois da menopausa podem ser feitas com ultrassonografia transvaginal ou por ressonância magnética.

O hábito de fumar, que cresceu entre as mulheres nas ultimas décadas, trouxe junto um aumento de risco de várias doenças. Entre elas, o câncer de pulmão, que hoje pode ser rastreado através de tomografia computadorizada com técnica específica que emite baixa dose de radiação.

Ciente de todas essas mudanças no hábito de vida das mulheres e no perfil das doenças que acometem as mulheres nos dias de hoje, a Tesla Diagnóstico por Imagem proporciona às nossas clientes um atendimento personalizado em ambiente acolhedor e privativo, com as melhores tecnologias disponíveis em Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Ultrassonografia.

Nossa equipe médica é composta por profissionais com Título de Especialista reconhecido pelo CRM/CFM e que trabalha com subespecialização em cada região do corpo a ser estudada. Agende seu exame conosco!

Por |2018-03-02T12:23:16+00:002 de março de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário