Exames de imagem que ajudam no diagnóstico de apendicite

Início/Exames/Exames de imagem que ajudam no diagnóstico de apendicite

Exames de imagem que ajudam no diagnóstico de apendicite

A apendicite é marcada por uma dor intensa no apêndice, uma bolsa localizada no lado direito do intestino grosso. Essa inflamação ocorre quando algum corpo estranho obstrui essa estrutura, levando a um inchaço e o aparecimento de um abcesso na região.

Segundo estimativas, a apendicite grave é uma emergência abdominal comum, que poderá atingir cerca de 7% da população em algum momento da vida. Os exames de imagem são fundamentais para o seu diagnóstico, que precisa ser rápido e preciso. A agilidade no diagnóstico é necessária, pois estima-se que 35% dos casos já se apresentam em fase adiantada, com perfuração e abscesso local, no momento da cirurgia. 

O exame de imagem entra em cena quando o paciente apresenta sintomas como dores no abdômen, perda de apetite, náuseas, vômito, febre e paralisação do intestino.

Ultrassom para o diagnóstico da apendicite

Dentre os exames utilizados para detectar a apendicite, o ultrassom é o mais utilizado. O exame utiliza ondas de som para gerar imagens e oferece total segurança para todos os pacientes. 

Por ser um problema cujo tratamento é cirúrgico, é importante que o exame possa oferecer imagens de qualidade para análise. Em determinados casos, também se realiza a tomografia computadorizada, complementando o diagnóstico com ultrassom – principalmente nos casos em que se necessita de mais dados para completar o diagnóstico. Isso costuma ocorrer com mais frequência em pacientes bastante magros ou naqueles em que já ocorreu alguma evolução do caso.

A ultrassonografia apresenta uma série de vantagens em casos de apendicite, pois não necessita de contraste, sendo mais facilmente utilizado em crianças e gestantes. Além disto, pode ainda indicar, além da apendicite, doenças pélvicas de origem ginecológica – muito comuns nos quadros abdominais agudos das mulheres. Ademais, é um método barato, rápido e de fácil acesso, ideal para problemas em que é preciso agilidade na tomada de decisão.

É importante a utilização do exame de imagem, pois as dores abdominais podem indicar outros tipos de problemas, como quadros de diverticulite, síndrome do intestino irritável, ou ainda, inflamação das trompas, ovários e útero.

A ultrassonografia permite que a análise seja feita em tempo real, sem a necessidade de aguardar resultados e laudos. Contudo, para que esse diagnóstico seja feito corretamente, é fundamental que o médico seja experiente, evitando erros durante o tratamento indicado.

A clínica Tesla Imagem utiliza equipamentos para exames de imagem modernos e de alta tecnologia, promovendo sempre resultados confiáveis, contribuindo para um diagnóstico e tratamento adequados. Oferecemos um canal aberto com o médico, para que sejam relatados todos os pontos importantes, que devem ser analisados durante o exame. 

Agende seu exame!

 

Por |2020-06-11T11:08:38+00:0010 de junho de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário