Jejum em exame de imagem é necessário?

Início/Exames/Jejum em exame de imagem é necessário?

Jejum em exame de imagem é necessário?

Os preparos para a realização de um exame de imagem devem ser seguidos a risca, para que o procedimento possa ser realizado com eficiência e segurança necessárias para o paciente. Especificamente para exames de imagem, o jejum pode auxiliar na melhor visibilidade da imagem como na segurança do paciente em caso da aplicação de contraste.

Todo exame de imagem precisa de jejum?

Nem todos. Contudo, exames que visualizam o trato digestivo precisam do jejum para maior nitidez do órgão. É o caso de exames de imagem para a região do abdome. 

Seja uma ultrassonografia, ressonância magnética, raio-x ou tomografia computadorizada, o jejum deve ser respeitado, principalmente em exames pouco invasivos, como a endoscopia. De acordo com especialistas, quando o paciente evita a ingestão de sólidos até seis horas antes e líquidos até 2 horas antes da anestesia ou sedação, há uma melhora na recuperação e a diminuição de estresse pós-traumático.

Além disso, exames de imagem que precisam do auxílio do contraste exigem o jejum. Seguindo essa recomendação, possíveis efeitos colaterais são amenizados, como por exemplo, os enjoos. De acordo com a Sociedade Europeia de Anestesiologia, quanto maior o tempo de jejum, menor a frequência de reações adversas.

É importante seguir as recomendações de preparo, pois há situações em que é preciso postergar o exame caso as orientações não sejam seguidas.

Sabemos que o jejum não é agradável, mas busca promover mais conforto ao paciente durante os exames. Utilizemos o exemplo do exame de ressonância magnética, onde o paciente é inserido em uma máquina grande e estreita, que pode causar claustrofobia a algumas pessoas. Se por algum motivo o paciente passa mal e enjoa, podendo vomitar durante o exame, o mesmo corre o risco de aspirar o vômito, algo nada agradável. Por esta razão, o jejum se tornou um protocolo de segurança.

Quanto tempo de jejum é preciso para um exame de imagem?

Isso depende do tipo de exame que será realizado. Ao agendar o seu horário, o paciente recebe as devidas orientações para a realização do exame. Pode-se dizer, no entanto, que  a média de tempo de jejum pode variar entre 4 e 12 horas. 

Há casos em que é permitido a ingestão de água e medicamentos até uma hora antes do exame, mas o paciente deve verificar o seu caso específico. 

Conte com a Tesla Imagem para realizar seus exames com técnicos especializados e máquinas de última geração. Seguimos todos os protocolos de higiene e segurança para garantir a sua saúde. Agende um horário conosco agora mesmo!

Por |2020-06-18T21:41:19+00:0017 de junho de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário