Porque fazer exames de imagem?

Início/Exames/Porque fazer exames de imagem?

Porque fazer exames de imagem?

Exames de imagem sempre foram fundamentais para o diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças. Os especialistas necessitam desses exames para confirmar um diagnóstico ou entender a evolução de um determinado tratamento.

Com os exames é possível avaliar a região e a extensão da doença, auxiliando na decisão da melhor forma para condução do tratamento. Geralmente, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura. 

O que são os exames de imagem?

Tratam-se de procedimentos capazes de observar as partes internas do corpo humano, auxiliando no diagnóstico ou nas abordagens terapêuticas. 

A maioria desses exames são realizados de forma rápida, indolor e menos invasiva possível. As imagens capturadas podem ser estáticas ou em movimento, dependendo do tipo do exame a ser realizado. 

Diversos tipos de exame de imagem que podem ser solicitados pelo seu médico. Dentre os mais populares estão:

Ultrassonografia

O famoso ultrassom nos acompanha em todas as etapas da vida, mesmo antes de nascermos. O equipamento utiliza ondas de som para gerar imagens, o que torna o exame totalmente seguro para todas as idades, inclusive gestantes.

É utilizado para avaliar órgãos abdominais, músculos e tendões, assim como dos vasos sanguíneos. Também é utilizado em conjunto com outras técnicas, aumentando a nitidez das imagens e auxiliando a avaliação de outros locais.

É o caso do doppler colorido e o power doppler, que analisam o fluxo sanguíneo dentro dos vasos; a visão panorâmica, que cria uma imagem estendida, mais longa, de um órgão ou estrutura que seja maior que o campo de visão do aparelho; e também a elastografia, que analisa o grau de dureza de um tecido.

Ressonância magnética

A ressonância magnética utiliza o campo magnético para gerar as imagens. Com ele, é possível avaliar a vascularização dos tecidos, os seus componentes moleculares, a quantidade de células, direção da movimentação dos líquidos e tecidos, quantidade de gordura e ferro depositado, inflamação, falta de oxigênio, velocidade de fluxo e muito mais. 

O exame não pode ser realizado por pessoas que possuem implantes metálicos. O exame é indolor e rápido, mas por ser um equipamento com uma câmara fechada, muitas pessoas podem sentir um certo desconforto ao realizá-lo.

Tomografia computadorizada

Neste exame, são utilizados raios-x que são emitidos em um tubo giratório – gerando imagens em fatias do local a ser avaliado. É indicado para detectar alterações mínimas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. Também é indicado para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.

Pensou em exame de imagem, pensou em Tesla Imagem. Nosso centro de diagnóstico é o melhor de Brasília e está em constante atualização, para sempre oferecer mais conforto e assertividade na produção de laudos a favor da sua saúde. Agende seu horário!

Por |2020-06-04T23:18:22+00:003 de junho de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário