Conheça 6 modalidades do exame de imagem

Início/Exames/Conheça 6 modalidades do exame de imagem

Conheça 6 modalidades do exame de imagem

Exames de imagem são utilizados há muito tempo para garantir um diagnóstico preciso e tratamento de qualidade para os pacientes. Para que o médico possa indicar os próximos cuidados é preciso de um diagnóstico definitivo – e por isso os exames de imagem são tão importantes e necessários. 

Para diversas doenças, a detecção precoce faz com que as chances de cura cresçam. Com os exames de imagem, o médico pode identificar o problema logo no início, indicando a melhor forma de tratar o caso.

Por existir diversos exames, eles são divididos em dois grupos: os que utilizam radiação ionizante e os que não usam. Confira agora as principais modalidades de exames de imagem e quais as suas vantagens!

Exames de imagem que utilizam radiação ionizante

1: Radiografia convencional

O famoso raio-x é o exame de imagem mais utilizado – sendo na área médica ou odontológica. É utilizado na análise e diagnóstico de estruturas ósseas, tórax (que permite uma boa visualização de pulmões), além do abdome, principalmente no aparelho gastrointestinal.

É um exame não invasivo e seguro para pessoas de todas as idades. O nível de radiação é muito baixo e não coloca o paciente em risco. 

Alguns casos se faz necessária a utilização do contraste – antes ou durante o exame. Com essa substância, a qualidade do exame pode aumentar, principalmente em locais mais difíceis de visualizar, como o trato gastrointestinal, por exemplo. 

2: Mamografia

Este exame de imagem analisa a anatomia do tecido mamário, sendo importante para o diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Ele também utiliza radiação ionizante, mas difere do raio-x por conter molibdênio, que possibilita a captação de imagens em melhor qualidade e nitidez.

3: Tomografia computadorizada

Por meio da emissão de raios ionizantes, este exame capta imagens do interior do corpo, tendo como principal vantagem a alta qualidade das imagens. Além disso, a rapidez da realização deste exame também chama atenção. 

Exames de imagem que não utilizam radiação ionizante

1: Ressonância magnética

Utiliza radiofrequência e magnetismo para capturar imagens internas e ajuda diversas especialidades médicas com a avaliação, diagnóstico e acompanhamento durante o tratamento. Sem usar radiação, também tem como vantagem a qualidade da imagem.

2: Ultrassonografia

Seguro inclusive para gestantes, este exame também é um dos mais solicitados na área médica. O ultrassom utiliza ondas de alta frequência para formar as imagens do corpo, podendo analisar os órgãos, principalmente os ocos – como a bexiga, por exemplo. 

Com a ultrassonografia obstetra, é possível fazer um acompanhamento pré-natal de alta qualidade e garantir a saúde da mãe e bebê. 

3: Angiografia

É muito utilizado na medicina moderna, principalmente em cateterismos, arteriografias e cirurgias endovasculares. Isso porque o exame permite fazer um mapeamento dos vasos sanguíneos, observando se há obstruções que precisam ser retiradas.

Além desses exames, existem diversos outros também importantes para a prevenção e diagnóstico de doenças. Aqui na Tesla Imagem, você realiza todos eles, em um ambiente seguro e com profissionais altamente capacitados. Agende seu horário conosco agora mesmo!

 

Por |2019-09-25T23:53:07+00:0012 de setembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário