Entenda a importância dos exames de imagem para identificar problemas no coração

Início/Exames/Entenda a importância dos exames de imagem para identificar problemas no coração

Entenda a importância dos exames de imagem para identificar problemas no coração

O bom funcionamento do coração é fundamental para qualquer indivíduo. Além de manter hábitos saudáveis para prevenir doenças do coração, é importante se consultar com um médico cardiologista periodicamente, para fazer um check-up completo da sua saúde. Os exames de imagem são fundamentais para a investigação de doenças, pois permitem que o médico avalie todo o funcionamento cardíaco – desde tamanho do órgão até passagem de sangue pelas artérias. 

Confira agora quais exames de imagem são utilizados para identificar problemas no coração. 

Raio-x de tórax

Um exame muito simples, mas de grande importância para o diagnóstico. A radiografia de tórax avalia o contorno do coração e da aorta. Além disso, o exame também permite conferir se há sinais de acúmulo de líquidos nos pulmões, que pode indicar a possibilidade de insuficiência cardíaca.

Para fazer este exame, o paciente fica em pé e com os pulmões cheios de ar, para que o equipamento seja capaz de capturar a imagem corretamente.

Angiotomografia

Por meio de contraste injetado, este exame fornece imagens tridimensionais de toda a árvore coronária. Isso ajuda na identificação de doença nas artérias coronárias – e se isso pode estar causando o impedimento da passagem de sangue. 

Segundo especialistas, este exame garante que não haja mais necessidade de exames adicionais em cerca de 75% dos casos de dor torácica de risco baixo a intermediário – podendo ser liberado com segurança para casa. 

Ecocardiograma

Também chamado de ecodopplercardiograma, este exame de imagem é como um ultrassom de coração. Ele detecta imagens do órgão para avaliar seu tamanho, espessura das paredes, quantidade de sangue bombeado e o funcionamento das valvas cardíacas.

Geralmente, este exame é indicado em casos de pessoas com muita falta de ar e inchaço nas pernas – sintomas que podem indicar insuficiência do coração. Além disso, o exame também é capaz de detectar a presença de tumores.

Cintilografia do miocárdio

O exame ajuda a avaliar alterações na irrigação do sangue nas paredes do coração – como o que acontece em casos de angina ou infarto. O paciente recebe contraste, que ajuda a máquina a capturar as imagens da parede do coração, além do funcionamento dos batimentos cardíacos durante esforço. 

Essa captura acontece em dois momentos – com o paciente em repouso e após o esforço. Em pessoas que não podem se movimentar, é aplicado um medicamento que simula as reações do corpo nessas condições. 

Além desses, há diversos outros exames de imagem que também são importantes e que ajudam o cardiologista a acompanhar o estado de saúde do seu paciente. A indicação para cada um deles vai depender da suspeita do médico, de acordo com o histórico de saúde e os sintomas apresentados.

Consulte sempre um médico e realize todos os exames solicitados. Somente assim você terá certeza sobre sua saúde cardíaca e poderá fazer o tratamento mais indicado para o seu caso.

Conte com a Tesla Imagem para realizar seus exames de imagem. Aqui, possuímos os melhores equipamentos e uma equipe capacitada para te atender com compromisso, segurança e respeito. Agende já o seu horário!

 

Por |2019-09-25T23:53:23+00:0019 de setembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário