Confira os exames de imagem para garantir a saúde da terceira idade

Início/Exames/Confira os exames de imagem para garantir a saúde da terceira idade

Confira os exames de imagem para garantir a saúde da terceira idade

A população idosa no Brasil tem aumentado significantemente. Para se ter uma ideia, nos últimos 30 anos, a expectativa de vida foi de 62 para 73 anos, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Isso traz um novo desafio: como envelhecer de forma saudável? Além de seguir hábitos saudáveis, a terceira idade precisa de atenção médica. Consultas regulares ao médico e a realização de exames de imagem contribuem para um bom acompanhamento da saúde.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre os exames de imagem mais solicitados para garantir a saúde da terceira idade. Confira!

Mamografia

Realizado em mulheres, o exame é crucial para prevenir e detectar o câncer de mama. Geralmente, o exame começa a ser realizado a partir dos 50 anos – mas em casos de pacientes com histórico da doença na família, ele pode ser solicitado antes.

Raio-x do tórax

Este exame de imagem é solicitado principalmente se o paciente é fumante. Assim, o médico pode acompanhar a saúde dos pulmões e conferir se não há tumores no local. Além disso, esse exame ajuda a identificar a pneumonia, uma doença considerada grave durante a terceira idade.

Ultrassom do abdome

Outro exame de imagem solicitado para pacientes fumantes. Neste exame, além de garantir a saúde de todos os órgãos da região, é possível conferir se houve dilatação da artéria aorta, que pode se romper e levar o paciente a óbito. 

Esse tipo de aneurisma é comum entre pessoas acima dos 50 anos, e por isso o acompanhamento por meio do ultrassom abdominal é tão importante para garantir a saúde da terceira idade.

Densitometria óssea

Este exame de imagem ajuda a avaliar se há risco de osteoporose, ajudando a evitar que o processo natural de fragilização dos ossos se intensifique com o avanço da idade. É indicado para homens e mulheres – mas no caso delas, o exame deve ser feito a cada dois anos. Isso porque após a menopausa, as mulheres têm 30% mais chances de perder massa óssea.

Ecocardiograma

Idosos com risco aumentado para problemas cardíacos também precisam de um acompanhamento. Nesses casos, o ecocardiograma é um dos procedimentos solicitados. 

Este exame de imagem é utilizado para detectar se um músculo cardíaco está se movimentando corretamente, enquanto o coração segue bombeando o sangue. Além disso, ele também checa se há anormalidades na estrutura do coração, como válvulas defeituosas, alargamento de paredes, entre outros. 

Além desses, há diversos outros exames de imagem que podem ser solicitados para um bom check-up. O que diferencia é o histórico médico e os riscos que o paciente pode ter para determinadas doenças. 

O importante é seguir as recomendações médicas e realizar todos os exames de imagem requisitados. Para isso, conte com a Tesla Imagem, o melhor laboratório de Brasília. Possuímos os melhores equipamentos e um equipe técnica especializada e pronta para atender pacientes de todas as idades. Agende agora mesmo o seu horário e conte com a Tesla Imagem!

 

Por |2019-09-25T23:53:34+00:0025 de setembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário