Entenda a importância do ultrassom de abdome total

Início/Exames/Entenda a importância do ultrassom de abdome total

Entenda a importância do ultrassom de abdome total

O ultrassom de abdome total é um exame de imagem solicitado com frequência por diversas especialidades médicas. Por conta de sua qualidade, ele auxilia no diagnóstico de doenças como presença de nódulos, doenças no fígado, inflamações, obstruções, entre outros.

Para se captar imagens desta região, o equipamento utiliza ondas sonoras de alta frequência, permitindo a visualização de órgãos como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga.

Como é feito o ultrassom de abdome total?

Totalmente seguro, este exame de imagem não provoca dores ou necessidade de preparos complicados. A recomendação é fazer jejum de 6 horas e estar com a bexiga cheia, e nada mais.

Com o paciente deitado, o médico passará o transdutor pela região abdominal, a fim de capturar as imagens dos órgãos internos. Durante o exame, o médico poderá solicitar que o paciente faça alguns movimentos, como deitar-se de lado, prender a respiração, entre outros. Com isso, ele é capaz de fazer imagens melhores dos órgãos a serem avaliados pelo seu médico.

Porque o ultrassom de abdome total é importante?

Se você tem um pedido de exame de ultrassonografia de abdome total, é muito importante que o realize, para o diagnóstico correto de doenças como:

  • presença de tumores, nódulos, cistos ou massas
  • cálculos na vesícula ou nas vias urinárias
  • alterações em órgãos, que podem ser decorrentes de algumas doenças
  • inchaços ou alterações que indiquem inflamação nos órgãos, com a presença de líquidos, sangue ou até mesmo pus
  • lesões nos tecidos e músculos da parede abdominal, como hérnias ou abcessos

Em alguns casos, o ultrassom de abdome total é solicitado com Doppler. O que vai mudar é que além da imagem do órgão, o exame também vai indicar o fluxo sanguíneo dos vasos. Isso é um importante indicativo de obstrução, trombose, estreitamento ou dilatação de vasos. O preparo para o exame não é alterado.

Além do tratamento de doenças já existentes, o ultrassom de abdome total está na lista de exames preventivos. Tendo uma doença detectada no início, o paciente terá menos danos e o conseguirá ter um tratamento mais efetivo e rápido.

Coloque a sua saúde em primeiro lugar e conte com um laboratório de confiança. Aqui na Tesla Imagem, nosso compromisso é com o seu conforto e segurança. Todos os nossos profissionais são altamente qualificados para a realização de todos os exames, e nossos equipamentos possuem a mais alta tecnologia.

Tudo isso para um diagnóstico correto e a favor de um tratamento eficaz. Dentre os exames de imagem que você encontra aqui estão a ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. Agende já o seu horário e conte com quem entende do assunto!

 

Por |2019-10-11T18:37:48+00:002 de outubro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário