Conheça os exames de imagem para os ossos

Início/Exames/Conheça os exames de imagem para os ossos

Conheça os exames de imagem para os ossos

Os exames de imagem auxiliam diversas especialidades médicas, entre elas a ortopedia, que trata doenças, fraturas, lesões e demais enfermidades que acometem principalmente os ossos. 

A ortopedia está ligada à  traumatologia, outra especialidade médica que também trata de doenças musculoesqueléticas. Para o diagnóstico, os exames de imagem são muito importantes auxiliando na identificação do local exato da lesão ou doença, garantindo assim um tratamento mais adequado.

Confira agora quais são os exames de imagem utilizados para o diagnóstico de doenças ósseas. 

Densitometria óssea

Esse é um dos exames de imagem mais solicitados pelo ortopedista. Com ele, é possível avaliar a densidade mineral dos ossos, sendo muito eficaz no diagnóstico e tratamento de lesões em atletas. O exame também ajuda na detecção da osteopenia, uma condição pré-clínica de diminuição da massa óssea que, se não tratada, pode levar a doenças como a osteoporose.

A realização da densitometria óssea é rápida, dura cerca de 15 minutos. Nele, o paciente necessita permanecer deitado durante a realização do exame. Está liberado para suas atividades normais após o exame. 

Ressonância magnética

Sem a necessidade de radiação para a captação de imagens, a ressonância magnética também é um importante exame de imagem para a ortopedia. É muito eficaz na identificação de diversas doenças, incluindo lesões traumáticas, infecções ósseas, osteoporose e possíveis tumores ósseos.

Embora seja um exame não invasivo, indolor e rápido, muitas pessoas não gostam de serem submetidas a ele, já que o aparelho consiste numa câmara fechada e com muito barulho. Geralmente, pessoas claustrofóbicas precisam de sedação para realizar o procedimento. 

Tomografia computadorizada

Esse exame utiliza de raio-x para captar imagens transversais do corpo, promovendo uma imagem espacial mais nítida da área a ser analisada, em comparação à Radiografia convencional. Entre outras vantagens, o exame é muito útil na avaliação de fraturas, tumores e também de doenças como a artrose. É um procedimento rápido, não invasivo e indolor.

Ultrassonografia

O famoso ultrassom ajuda na avaliação dos ossos e das suas estruturas associadas. É um exame de imagem muito usado para avaliar as estruturas do esqueleto. Também complementar, a ultrassonografia auxilia no diagnóstico da osteoporose. 

A realização do ultrassom ajuda no acompanhamento durante o tratamento, verificando se há alguma fratura que deve ter prioridade. 

Cintilografia óssea

É um exame de imagem da medicina nuclear, que tem como finalidade escanear o esqueleto, identificando possíveis lesões ósseas decorrentes de tumores, cânceres, metástases e fraturas.

Para sua realização, é aplicada uma pequena quantidade de material radioativo na veia do paciente, que será analisado posteriormente por meio de tomografia computadorizada, ressonância magnética ou até mesmo por uma radiografia simples.

Precisa realizar um exame de imagem para identificar problemas ósseos? Conte com a Tesla Imagem. Nossa clínica conta com os equipamentos de alta tecnologia e uma equipe técnica especializada para operar todo o maquinário e oferecer laudos de confiança, capazes de auxiliar no seu tratamento. 

Agende já a sua consulta!

Por |2020-08-10T22:40:05+00:005 de agosto de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário