Diagnóstico por Imagem: como funciona?

Início/Exames/Diagnóstico por Imagem: como funciona?

Diagnóstico por Imagem: como funciona?

O Diagnóstico por Imagem facilita a visualização de problemas dentro do corpo humano sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Os exames de imagem são muito solicitados para acompanhamento de ossos, tecidos e músculos e permitem analisar a gravidade da patologia, bem como sua extensão. Conheça agora os métodos mais comuns de Diagnóstico por Imagem!

Raio X

O exame de Raio X é mais indicado para avaliação de ossos de todas as regiões do corpo e identifica até mesmo as menores fraturas. Também é indicado para avaliações dos pulmões para processos de pneumonia ou até mesmo capacidade pulmonar.

Ao realizar o exame de Raio X, o paciente receberá a recomendação para retirar os objetos metálicos do corpo, mesmo que estes objetos não estejam na área que será analisada. O paciente também receberá um colete que impedirá a ação dos raios em outras partes do corpo que não serão examinadas.

É um exame indolor e não invasivo. Seu resultado é rápido e preciso, ajudando o médico a formar um diagnóstico da área examinada.

O Raio X também é muito utilizado para o Exame de Mamografia, onde são examinados os seios de mulheres de todas as idades, a fim de encontrar nódulos ou tumores que não foram identificados em exames clínicos. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido será o tratamento e maiores são as chances de sobrevida da mulher.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame de imagem comumente solicitado para avaliação do fígado, abdómen e útero, também é pedido para acompanhamento de gestação.

A ultrassonografia é capaz de avaliar diversos aspectos do feto como desenvolvimento, sinais de risco, formações dos membros e vitalidade. É um exame seguro para gestantes, pois não emite radiação e não afeta o bebê.

Ao realizar esse exame, o paciente se deitará em uma maca e o radiologista utilizará um gel na área que será examinada. O gel permite uma melhor visualização da área e não é nocivo à saúde. O exame tem duração de no máximo 20 minutos e seu resultado sai em até uma semana.

Tomografia computadorizada

A Tomografia Computadorizada é semelhante ao Raio X, porém suas imagens são em 3D e permitem uma melhor visualização e manipulação das imagens para um melhor diagnóstico. É indicada para avaliar fraturas complexas, abdômen, fígado, intestino, rins e pulmões.

O exame é indolor e não invasivo. O paciente deverá ficar deitado em uma maca, que será introduzida dentro de um tubo e posicionado na região examinada. Neste exame há a emissão de ondas de radiação. A tomografia tem duração de 15 a 30 minutos e o paciente deverá permanecer imóvel durante todo o exame.

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética é o mais completo exame de imagem, pois consegue identificar todos os tipos de tecido do corpo humano como: Coluna vertebral, músculos, tendões, cérebro e muitos outros.

Diferentemente dos demais exames de imagem, a Ressonância Magnética não utiliza radiação ionizante, mas assim como os outros exames de imagem, a Ressonância Magnética é um exame indolor e não invasivo. Sua duração costuma ser um pouco mais longa, em torno de 30 a 60 minutos. Poderá ser necessário a aplicação de contraste para facilitar a visualização da área examinada.

Onde realizar exames de imagem em Brasília?

A Clínica Tesla Imagem oferece diagnóstico por imagem com um diferencial: o tratamento humanizado e individual de nossos pacientes. Contando com profissionais especializados e formados nas melhores escolas do país e do mundo, a Tesla Imagem oferece o que há de mais tecnológico em diagnóstico por imagem. Entre em contato conosco e agende seu exame!

Por |2018-09-06T13:56:11+00:005 de junho de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário