Qual a importância da Tomografia no diagnóstico clínico?

Início/Exames/Qual a importância da Tomografia no diagnóstico clínico?

Qual a importância da Tomografia no diagnóstico clínico?

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, o médico precisa delimitar o diagnóstico clínico do paciente. Para a auxiliar na conclusão da patologia do paciente, ele poderá optar por alguns meios: punção, biópsia ou exame de imagem. Os exames de imagem, como a Tomografia Computadorizada, auxiliam na avaliação da região onde está a doença, assim como permite compreender a extensão do problema. A Tomografia Computadorizada é essencial para dar ao paciente um diagnóstico preciso do problema.

Quais regiões a Tomografia Computadorizada abrange?

A Tomografia é um exame de imagem que diagnostica diversas doenças em diferentes áreas do corpo humano. Este tipo de exame poderá ser solicitado por todos os médicos, inclusive odontologistas que querem avaliar melhor a extensão de problemas bucais.

O exame é capaz de identificar diversos problemas como: nódulos, tumores, doenças infecciosas, acidentes vasculares, problemas no sistema nervoso central, problemas na coluna, tórax, abdómen e muitas outras regiões.

São essenciais para que o médico consiga identificar o tratamento adequado para a patologia do paciente.

Como é feito um exame de Tomografia Computadorizada?

A Tomografia Computadorizada é um exame rápido, indolor e não invasivo. O paciente receberá uma roupa especial e a orientação de retirar todos os acessórios metálicos do corpo, como brincos e alianças.

O profissional que acompanhará o exame irá posicionar o paciente em uma maca, onde o examinado deverá manter-se imóvel durante toda a realização do exame, para facilitar a captação das imagens.

O médico poderá recomendar o uso de contraste intravenoso para uma melhor avaliação da área examinada. Ele será aplicado pelo profissional que acompanhará o exame.

A Tomografia Computadorizada envia imagens 3D da área que será examinada, permitindo que o médico responsável possa mover as imagens, cortá-las e aproximá-las para ter uma melhor visão do problema. A Tomografia, normalmente, dura em torno de 15 a 30 minutos e seu resultado poderá demorar entre uma semana a quinze dias.

Conheça a Clínica Tesla Imagem

A Tesla Imagem oferece um espaço aconchegante e tratamento individualizado, deixando o paciente o mais confortável possível para a realização do exame de imagem.

Um radiologista especializado irá acompanhar o paciente durante todo o processo do exame, tirando dúvidas sobre todos os procedimentos que serão realizados.

O avanço tecnológico permitiu que a Tomografia ganhasse subdivisões e criasse novas áreas de especializações como a neuroradiologia, radiologia para medicina interna (tórax, pelve, entre outros), radiologia das mamas e sistema cardiovascular.

A Clínica Tesla Imagem conta com subespecialistas formados nas melhores escolas do país e do mundo. Entre em contato conosco e agende agora a sua Tomografia Computadorizada!

 

Por |2018-09-06T13:54:54+00:0029 de maio de 2018|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário