Entenda a importância do exame de mamografia

Início/Exames/Entenda a importância do exame de mamografia

Entenda a importância do exame de mamografia

O principal método de rastreamento para a detecção do câncer de mama é o exame de mamografia. Este exame de imagem é considerado o principal meio de prevenção contra a doença, sendo recomendada a sua realização anualmente em mulheres acima dos 40 anos.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre a população, depois do câncer de pele, e corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Mais especificamente no Brasil, esse percentual sobe para 29%. Quando descoberto em seu estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%, o que faz o diagnóstico precoce ser muito importante. 

Como funciona o exame de mamografia?

A mamografia é um exame de radiografia das mamas feito por um mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas e ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. 

Para as mulheres que já superaram a doença, a mamografia também possui papel importante para o acompanhamento e controle pós-tratamento.

Atualmente, existem dois tipos de mamografia: a convencional e a digital – ambos altamente confiáveis, diferenciando apenas na qualidade da imagem capturada. 

Por conta da necessidade de pressionar as mamas, o exame acaba sendo desconfortável para muitas mulheres. No entanto, para que a análise da região seja feita de forma correta, a compressão mamária é fundamental.

Uma dica para as mulheres evitarem o desconforto é evitar o agendamento do exame de mamografia durante o período menstrual, pois a região pode ficar mais sensível. Além disso, é importante tentar relaxar a musculatura, o que facilita o bom posicionamento.

Embora haja desconforto, a realização da mamografia é rápida e fácil, não devendo ser adiada. Quando descoberto em sua fase inicial, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura. 

Recomendações

Antes de realizar o exame de mamografia, é importante seguir algumas recomendações. É importante evitar o uso de cosméticos nesta região das mamas e axilas, como talco, desodorante, perfume e cremes.

É importante informar ao profissional que acompanha o exame se você possui próteses de silicone, pois elas podem dificultar a visualização das imagens. E se você já realizou este exame anteriormente, é importante levar os resultados anteriores para ajudar na construção de um laudo de qualidade.

A mamografia possui poucas contraindicações, mas que devem ser respeitadas. Este exame de imagem não é indicado para mulheres com menos de 25 anos, pois a radiação pode agredir o parênquima mamário em desenvolvimento. Além disso, a realização também não é recomendada para gestantes.

Se você precisa realizar o exame de mamografia, conte com a Tesla Imagem. Com equipamentos de alta tecnologia e profissionais especializados, a clínica conta com salas privativas, que oferecem todo o conforto e segurança que você merece.

A Tesla Imagem está fica numa região privilegiada de Brasília, e atende convênios médicos ou particular. Agende seu horário online e confie em quem realmente entende de exames de imagem.

Por |2020-02-23T22:38:49+00:003 de fevereiro de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário