Doenças na coluna podem ser diagnosticadas por exames de imagem

Início/Exames/Doenças na coluna podem ser diagnosticadas por exames de imagem

Doenças na coluna podem ser diagnosticadas por exames de imagem

A dor na coluna é uma das principais queixas nos hospitais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população terá ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. 

Além de ser a mais ouvida entre os ortopedistas, a queixa também representa um terço das queixas reumatológicas, estando em segundo lugar no ranking de motivos mais comuns das idas ao clínico geral – ficando atrás apenas das dores de cabeça.

E para um real diagnóstico, os exames de imagem têm uma importante participação. Por meio destes, o médico é capaz de identificar o local exato do problema e indicar um tratamento adequado. A boa notícia é que isso ajuda na resolução de forma clínica, sem precisar de cirurgia. Além de amenizar a dor, consultar um médico é fundamental para evitar maiores complicações devido a dores nas costas. 

Diagnóstico precoce é essencial

A ida ao médico e a realização dos exames, para um bom acompanhamento e tratamento da dor, é fundamental para a saúde do paciente. Afinal, quando não tratados adequadamente, alguns casos podem evoluir para lesões mais intensas e duradouras – o que pode levar a uma lesão definitiva.

Dados do INSS mostram que a dor nas costas está entre os principais motivos de invalidez no Brasil. Por isso, o ideal é evitar que se tenha este problema.

Ressonância magnética

Esse exame de imagem é um dos melhores amigos do ortopedista. É por meio da ressonância magnética que é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Quando isso ocorre, há a compressão dos nervos ou medula – levando aos sintomas.

A ressonância magnética é indicada nesses tipos de sintomas, pois é o único exame de imagem capaz de detectar alterações em todas as partes da coluna, sejam ósseas ou não ósseas. 

Tomografia computadorizada também auxilia no diagnóstico

Por meio da tomografia, o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula. Além disso, este exame também pode ser solicitado em casos em que o paciente não é elegível para a realização da ressonância magnética – como em pessoas com a coluna com pinos e parafusos metálicos.

São exames de realização rápida e que não interferem nas suas atividades durante o dia. É importante lembrar que para a obtenção de um laudo fidedigno capaz de auxiliar de forma adequada o seu médico, é fundamental recorrer a uma clínica de confiança.

Conte com a Tesla Imagem, clínica de diagnósticos, que possui credibilidade e segurança para a realização de todos os exames de imagem. Aqui, utilizamos equipamentos da mais alta tecnologia, além de um corpo clínico capacitado para te ajudar e realizar os procedimentos com segurança e privacidade. Agende já um horário conosco e conte com quem realmente entende do assunto!

Por |2020-02-28T11:07:20+00:0010 de fevereiro de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário