Quais são os exames de imagem que ajudam a diagnosticar doenças pulmonares

Início/Doença/Quais são os exames de imagem que ajudam a diagnosticar doenças pulmonares

Quais são os exames de imagem que ajudam a diagnosticar doenças pulmonares

As doenças pulmonares já se tornaram um grande problema de saúde pública, acometendo cerca de 10% da população adulta. O problema é a quarta causa de internação no Sistema Único de Saúde, sendo que em 2018, mais de 110 mil pessoas foram internadas com o quadro nos hospitais públicos do país, totalizando 8 mil mortes, e custo total de mais de R$ 100 milhões.

As doenças consideradas pulmonares são aquelas que acometem justamente os pulmões – o que prejudica seu pleno funcionamento. Dentre as doenças pulmonares mais conhecidas estão: câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, bronquite crônica, entre outros.

Mas para que uma pessoa seja diagnosticada com uma doença pulmonar, o médico solicita exames clínicos e laboratoriais – entre eles os exames de imagem, que permitem visualizar o pulmão, entendendo seu estado, diagnóstico e ainda auxiliando na escolha do tratamento mais adequado.

Confira agora quais são os exames de imagem que ajudam a diagnosticar doenças pulmonares. 

Raio-x

A radiografia é um exame simples e solicitado, na maioria dos casos, quando há uma suspeita de doença pulmonar ou cardíaca. Isso porque esse exame de imagem permite uma boa visualização do coração e grandes vasos sanguíneos – o que pode revelar uma doença nos pulmões, como pneumonia, DPOC, tumor de pulmão, colapso pulmonar, pneumotórax, derrame pleural, entre outras. 

Tomografia computadorizada

Outro exame muito importante para diagnosticar doenças pulmonares, esse procedimento vai oferecer uma visão mais detalhada da região. Durante a realização da tomografia computadorizada, é possível que haja a necessidade de aplicação de contraste, para ajudar com o esclarecimento de anormalidades no tórax. 

Angiografia

Quando o médico tem a necessidade de investigar os vasos sanguíneos da região torácica, este exame de imagem é o mais adequado. Realizado com contraste, a angiografia permite a identificação de coágulos sanguíneos na artéria pulmonar – o que determina uma embolia.

Ultrassonografia

Geralmente, o médico solicita uma ultrassonografia para detectar a presença de líquido no espaço pleural, ou seja, na região que fica entre as duas camadas de pleura cobrindo os pulmões e a parede torácica interna. 

Além do diagnóstico, a ultrassonografia se torna útil para orientar o médico em casos em que é preciso introduzir uma agulha para a retirada do líquido, além de servir de apoio de uma broncoscopia, que ajuda a guiar os médicos na retirada de amostra de tecido pulmonar para a detecção de câncer. 

Angiografia arterial pulmonar

Também conhecida como arteriografia de artéria pulmonar, o exame utiliza contraste radiopaco diretamente na artéria pulmonar e com o auxílio de radiografias convencionais é visualizado o contraste nos pulmões. É considerado o melhor teste para identificar a embolia pulmonar. 

São diversos exames e suas variações que são considerados fundamentais para o acompanhamento e tratamento das doenças pulmonares. Se você está com algum sintoma de doenças no pulmão, consulte um médico – e em caso de precisar agendar um exame de imagem, conte conosco. 

A Tesla Imagem é um laboratório referência em Brasília, e está pronto para te ajudar no acompanhamento da sua saúde. Agende já um horário!

Por |2020-03-02T16:08:53+00:0017 de fevereiro de 2020|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário