
Conheça os exames de imagem que avaliam a saúde do fígado
20 de novembro de 2019
Problemas no trato urinário? Veja quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico
12 de dezembro de 2019A tomografia abdominal é um exame de imagem rápido, simples e indolor que capta imagens internas dessa região, auxiliando o médico a definir o diagnóstico e tratamento mais adequado para cada paciente.
A tomografia utiliza um aparelho que utiliza raios-x para transmitir as imagens. No entanto, consegue imagens de maior definição que o exame de raio-x convencional. Com esse exame, é possível identificar mudanças sutis nos órgãos, o que ajuda na detecção precoce de doenças – o que pode fazer uma grande diferença na recuperação.
Tomografia de abdome total: como é feita?
Para que o exame seja realizado, o paciente fica deitado numa maca – que será inserida no tomógrafo. Para que sua segurança seja preservada, o paciente deve retirar todo material metálico, como brincos e anéis.
É importante que o paciente permaneça imóvel durante todo o procedimento, para que a máquina seja capaz de reproduzir imagens nítidas que ajudem o especialista. As imagens são transmitidas a um computador, onde o especialista analisa e gera um laudo com todas as suas observações, a ser anexado com as imagens obtidas.
Com o resultado em mãos, o médico será capaz de identificar anormalidades que necessitem de tratamento. Há também casos em que a tomografia abdominal é utilizada como acompanhamento na evolução de um determinado tratamento.
O exame consegue identificar problemas como nódulos, tumores, inflamações, infecções, pedras nos rins, além de dores abdominais altas ou baixas.
Quando é solicitada uma tomografia abdominal?
Por ser um exame de imagem capaz de auxiliar o médico com a avaliação de diversas alterações nos órgãos desta região, o médico pode solicitar em casos de apendicite, pielonefrite, colite, doença de Crohn, pancreatite, pedras na vesícula, cirrose, pedra nos rins, cistos nos ovários, aneurisma na aorta abdominal, esplenomegalia, tumores – sejam eles malignos ou benignos, entre outros.
Geralmente a solicitação se dá por conta dos sintomas apresentados pelo paciente – como dores, enfartamento, febre, náuseas ou vômitos, fadiga, perda brusca de peso, entre outros fatores.
Quando o contraste é necessário?
Em casos de avaliação do comportamento vascular das estruturas a serem examinadas, o contraste é solicitado. Nesse caso, é feita uma aplicação endovenosa e ajudam a ampliar o contraste entre as estruturas com distintos fluxos sanguíneos – principalmente quando há suspeita de tumores ou inflamações.
É fundamental que o paciente autorize a aplicação de contraste, pois isso aumenta consideravelmente a qualidade do resultado do exame – o que permite entender qual será o tratamento mais adequado para o problema.
A tomografia abdominal não requer preparo – exceto em casos com aplicação de contraste, onde é preciso fazer jejum de 4 horas.
Conte com a Tesla Imagem para realizar sua tomografia abdominal. Considerados o melhor centro de diagnóstico da região, aqui você conta com uma equipe especializada e equipamentos de última geração – além de um atendimento personalizado. Agende um horário agora mesmo!
2 Comments
fiz uma TC do abdômen total as 12:00 hs, com contraste, posso tomar cerveja à noite?
Bom dia Roberto,
Pode sim.
Para maiores informações, entre em contato através do nossos telefones:
(61) 3326 -9565 e (61) 98158 – 2323 (WhatsApp).