Problemas no trato urinário? Veja quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico

Início/Exames/Problemas no trato urinário? Veja quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico

Problemas no trato urinário? Veja quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico

Problemas no trato urinário? Veja quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico

Pedra nos rins, infecção urinária, cisto renal, nefrite e muito mais – as doenças do trato urinário podem ser muito perigosas e precisam de um diagnóstico preciso para um tratamento adequado. 

Há diversos exames de imagem capazes de ajudar na identificação das doenças no trato urinário. Neste artigo, você confere quais eles são, como funcionam e quais as suas indicações. Confira!

Radiografia

O popular raio-x é um exame de imagem muito utilizado no diagnóstico de diversas doenças, inclusive em casos em que se faz necessário o monitoramento da posição e crescimento dos cálculos renais.

Ultrassonografia

Para os problemas no trato urinário, esse exame de imagem é fundamental. O exame consegue mostrar imagens de cálculos, inchaços e massas no trato urinário – nos rins, bexiga, escroto e testículos, pênis e uretra. Além disso, o ultrassom também pode ser solicitado para a busca de bloqueios nos rins ou bexiga, e determinar se a bexiga está retendo urina após a micção.

Também é solicitada para determinar o tamanho da glândula prostática e fornecer imagens que ajudem a guiar o procedimento de biópsia da próstata ou rim. 

Em caso da ultrassonografia com Doppler, o exame fornece informações sobre o fluxo sanguíneo, ajudando na determinação da causa da disfunção erétil e distúrbio testiculares, como torção testicular e epididimite. 

Tomografia computadorizada

Também muito importante no diagnóstico de problemas desta região, a tomografia computadorizada permite a análise de todo o local e as estruturas que o rodeiam. Um dos tipos de exames onde a tomografia computadorizada é solicitada é a angiografia por TC, muito útil na avaliação de doenças no trato urinário.

Com o auxílio do contraste, as imagens são registradas imediatamente, fornecendo informações sobre os rins, além dos ureteres. 

Ressonância magnética

Esse exame de imagem tem como vantagem a não exposição do paciente a raios ionizantes – como ocorre na tomografia computadorizada. A ressonância magnética é solicitada para obter imagens de veias sanguíneas do trato urinário. 

Angiografia

Também conhecida como angiografia convencional, o exame consiste em injetar um agente de contraste diretamente em uma artéria. O exame é utilizado em pessoas com problemas no trato urinário, pois pode ser combinado com tratamentos que reparam vasos sanguíneos afetados por alguns tipos de distúrbios, como hemorragias ou conexões anormais entre vasos sanguíneos. 

Cistografia

Este exame de imagem captura imagens da bexiga, após a introdução de um agente de contraste. O procedimento auxilia na detecção de orifícios na bexiga, que pode ocorrer após uma lesão ou cirurgia. 

Cistouretrografia

Neste exame, o contraste é aplicado pela uretra da bexiga, para identificar anormalidades na uretra, como cicatrizes ou laceração resultados de uma lesão. 

São inúmeros exames de imagem que ajudam na identificação e tratamento de problemas no trato urinário, e aqui na Tesla Imagem você encontra todos eles. Aqui, todos os exames são realizados por profissionais altamente qualificados, com o atendimento que você merece. Agende já o seu horário!

 

Por |2019-12-18T17:49:14+00:0012 de dezembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário