Entenda para que serve a tomografia abdominal

Início/Exames/Entenda para que serve a tomografia abdominal

Entenda para que serve a tomografia abdominal

A tomografia abdominal é um exame de imagem rápido, simples e indolor que capta imagens internas dessa região, auxiliando o médico a definir o diagnóstico e tratamento mais adequado para cada paciente. 

A tomografia utiliza um aparelho que utiliza raios-x para transmitir as imagens. No entanto, consegue imagens de maior definição que o exame de raio-x convencional. Com esse exame, é possível identificar mudanças sutis nos órgãos, o que ajuda na detecção precoce de doenças – o que pode fazer uma grande diferença na recuperação.

Tomografia de abdome total: como é feita?

Para que o exame seja realizado, o paciente fica deitado numa maca – que será inserida no tomógrafo. Para que sua segurança seja preservada, o paciente deve retirar todo material metálico, como brincos e anéis.

É importante que o paciente permaneça imóvel durante todo o procedimento, para que a máquina seja capaz de reproduzir imagens nítidas que ajudem o especialista. As imagens são transmitidas a um computador, onde o especialista analisa e gera um laudo com todas as suas observações, a ser anexado com as imagens obtidas.

Com o resultado em mãos, o médico será capaz de identificar anormalidades que necessitem de tratamento. Há também casos em que a tomografia abdominal é utilizada como acompanhamento na evolução de um determinado tratamento. 

O exame consegue identificar problemas como nódulos, tumores, inflamações, infecções, pedras nos rins, além de dores abdominais altas ou baixas. 

Quando é solicitada uma tomografia abdominal?

Por ser um exame de imagem capaz de auxiliar o médico com a avaliação de diversas alterações nos órgãos desta região, o médico pode solicitar em casos de apendicite, pielonefrite, colite, doença de Crohn, pancreatite, pedras na vesícula, cirrose, pedra nos rins, cistos nos ovários, aneurisma na aorta abdominal, esplenomegalia, tumores – sejam eles malignos ou benignos, entre outros. 

Geralmente a solicitação se dá por conta dos sintomas apresentados pelo paciente – como dores, enfartamento, febre, náuseas ou vômitos, fadiga, perda brusca de peso, entre outros fatores. 

Quando o contraste é necessário?

Em casos de avaliação do comportamento vascular das estruturas a serem examinadas, o contraste é solicitado. Nesse caso, é feita uma aplicação endovenosa e ajudam a ampliar o contraste entre as estruturas com distintos fluxos sanguíneos – principalmente quando há suspeita de tumores ou inflamações. 

É fundamental que o paciente autorize a aplicação de contraste, pois isso aumenta consideravelmente a qualidade do resultado do exame – o que permite entender qual será o tratamento mais adequado para o problema. 

A tomografia abdominal não requer preparo – exceto em casos com aplicação de contraste, onde é preciso fazer jejum de 4 horas. 

Conte com a Tesla Imagem para realizar sua tomografia abdominal. Considerados o melhor centro de diagnóstico da região, aqui você conta com uma equipe especializada e equipamentos de última geração – além de um atendimento personalizado. Agende um horário agora mesmo!

 

Por |2020-02-27T14:26:25+00:005 de dezembro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário