Exame de imagem nas mamas: entenda a importância

Início/Exames/Exame de imagem nas mamas: entenda a importância

Exame de imagem nas mamas: entenda a importância

Os exames de imagem são fundamentais para prevenir e tratar doenças que podem acometer a saúde da mulher. Quando realizados periodicamente, podem ajudar no diagnóstico precoce de doenças como o câncer, que possuem mais chances de cura se detectados no início.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais recorrente e o que causa mais mortes em mulheres. Por isso, os exames preventivos ajudam na detecção inicial do problema, aumentando as chances dos tratamentos bem sucedidos.

Confira agora a importância do exame de imagem nas mamas, bem como todas as informações que você precisa sobre o assunto.

Exames de imagem nas mamas: conheça

São diversos exames que podem ser realizados para avaliar o estado das mamas, prevenindo doenças graves ou até mesmo auxiliando o tratamento.

Ultrassom de mamas:

É um dos exames de imagem nas mamas mais realizados. Ele tem como objetivo avaliar e investigar nódulos nas mulheres em idade reprodutiva. Além disso, este procedimento também auxilia na detecção de lesões nas mamas, diagnosticando o melhor tipo de tratamento.

Esse exame também é muito indicado para complementar a mamografia, principalmente em mulheres jovens ou com mamas densas. Quando é utilizado o Doppler, é possível acrescentar a avaliação do aumento da vascularização – que pode indicar um processo inflamatório. Já com a elastografia, é possível avaliar o grau de dureza do nódulo, que pode indicar a chance de ser câncer.

Vale salientar que a ultrassonografia de mamas não emite radiação ionizante, é um procedimento rápido e indolor, sem a necessidade de preparo para o exame.

Ressonância magnética de mamas:

Em casos de diagnóstico confirmado, a ressonância magnética de mamas é ideal para a avaliação e diagnóstico de nódulos benignos e malignos das mamas. Geralmente, este exame é solicitado em casos de suspeita ou diagnóstico prévio de tumores e nódulos, além de ajudar no esclarecimento de dúvidas que podem surgir em outros tipos de exames.

Além de ajudar em casos de suspeita de câncer, a ressonância magnética auxilia na avaliação da integridade e posicionamento de próteses de silicone, bem como a avaliação de retração capsular.

A ressonância magnética de mamas também é indicada para a melhor caracterização de nódulos e pesquisa de câncer em pacientes de alto risco. Em pacientes que estejam com mais de 12 semanas de gravidez, o exame pode ser realizado com segurança. Também não é necessário interromper a amamentação, em caso de lactantes.

A Tesla Imagem preza pela saúde da mulher e oferece exames de imagem de alto nível. Aqui, você conta com uma equipe altamente qualificada e pronta para te atender em salas individuais, com conforto sob medida.

Além disso, nossos profissionais estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas e criar um canal de comunicação especial com seu médico, elevando a qualidade do laudo emitido. Seja via particular ou por convênio, venha para a Tesla Imagem e cuide da sua saúde com quem realmente entende do assunto. Agende um horário agora mesmo!

 

Por |2019-02-13T13:03:29+00:0013 de fevereiro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário